Revolução nas câmaras: iPhone 16 Pro pode finalmente resolver problemas de reflexos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O lançamento do iPhone 16 Pro pode finalmente resolver uma das maiores queixas departamento de câmara dos smartphones da Apple. Uma das características mais aguardadas é o revestimento de lente que promete mitigar significativamente problemas comuns como o reflexo de lente e o ghosting.

A Apple está a trabalhar numa tecnologia conhecida como ALD (deposição de camada atómica), como é revelado pelo leaker Yeux1122 na plataforma Naver. Esta tecnologia consiste em depositar uma camada extremamente fina, com apenas alguns nanómetros de espessura, de um elemento sobre uma superfície.

O principal foco desta novidade é resolver os problemas de reflexo (flare) da lente e ghosting (efeito fantasma) nas imagens. Se não estás familiarizado com estes termos, o flare de lente é basicamente um fenómeno onde a luz é refletida de forma indesejada a partir da superfície das lentes à frente do sensor.

iphone 15 pro

Uma parte desta luz refletida acaba por atingir o sensor. Isto torna-se especialmente notável quando captas um objeto brilhante num fundo mais escuro. O ghosting é outro problema que ocorre devido à reflexão da luz da superfície da lente.

O novo revestimento que a Apple está a desenvolver tem como objetivo reduzir o índice de refração da superfície de vidro. E assim diminuirá a névoa nas imagens finais. Segundo Yeux1122, esta novidade será exclusiva dos modelos Pro do iPhone 16.

Recorde-se que no ano passado a Apple manteve a estrutura de titânio exclusiva nos modelos Pro do iPhone. E no ano anterior a Dynamic Island foi um exclusivo dos modelos iPhone 14 Pro.

O iPhone 16 deve apresentar apenas algumas melhorias em relação à série iPhone 15, entre as quais se destaca um botão de captura dedicado. É no departamento da câmara que se espera uma evolução significativa.

Se estas melhorias se confirmarem na prática, poderemos ter finalmente um problema já clássico nas fotografias dos iPhone resolvido. Afinal, quem com um iPhone relativamente recente, não teve de lidar com reflexos nas fotografias noturnas captadas com o seu dispositivo?

À medida que a data de lançamento se aproxima, saberemos seguramente mais pormenores sobre o iPhone 16 Pro e restantes modelos desta série de smartphones.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.