Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Revolução dos carros elétricos: subscrições podem ser o futuro em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O mercado dos veículos elétricos em Portugal continua a crescer. E há quem defenda que os modelos de subscrição de automóveis podem ser o impulso necessário para uma mobilidade mais sustentável no país.

Segundo dados do Statista, o mercado de veículos elétricos em Portugal deverá atingir receitas de cerca de 4,89 mil milhões de euros em 2025. Isto com uma taxa de crescimento anual prevista de 16%. As vendas unitárias deverão chegar a aproximadamente 144 000 veículos em 2029.

David Bailey, professor de Economia Empresarial na Birmingham Business School, defende que os modelos de subscrição de automóveis podem ser a chave para acelerar a adoção dos veículos elétricos.

Imagem: Dribe
Imagem: Dribe

"Os modelos de subscrição automóvel são uma excelente forma de os consumidores 'mergulharem' no mercado de veículos elétricos. Por vezes, os condutores ficam hesitantes em adotar esta nova tecnologia devido aos elevados custos e medos antecipados sobre a autonomia e carregamento e a incerteza relativamente ao valor de revenda", afirma David Bailey.

O professor acrescenta que a subscrição permite aos consumidores testar se os veículos elétricos se encaixam nos seus estilos de vida, minimizando o risco, Isto porque não os prende a longos períodos.

Já existem opções de subscrição automóvel

A :Dribe, detida pelo maior grupo automóvel da Dinamarca, Semler Gruppen, é apresentada como exemplo de um serviço de subscrição automóvel com uma ideologia totalmente digital e subscrição aberta. Este modelo permite aos subscritores adaptar a sua subscrição e o veículo às suas necessidades, seja um carro elétrico ou uma solução convencional.

Mathias Heegaard, CEO da :Dribe, afirma que a flexibilidade de escolha leva a uma grande variedade de modelos de veículos selecionados. No entanto, a incerteza podem levar as pessoas a mudar para veículos a combustíveis fósseis. Heegaard defende que oferecer uma seleção atualizada de veículos elétricos e automóveis a combustíveis fósseis num modelo de subscrição permite aos consumidores ponderar as diferentes opções.

Peter Wells, professor de Gestão e Sustentabilidade e diretor do Center for Automotive Industry Research, considera que os serviços de subscrição automóvel podem otimizar o consumo de recursos no setor dos transportes.

Wells argumenta que a escolha de carros grandes para necessidades raras dificulta a transição verde da indústria automóvel, levando a veículos sobredimensionados que exigem muitos recursos para produção e manutenção.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.