Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Revolução à vista: Uber quer robôtáxis na Europa já em 2026

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ignorando ostensivamente a guerra comercial entre os EUA e a China, a Uber acaba de anunciar parcerias com três start-ups chinesas para implementar a condução autónoma na sua plataforma de transporte.

As empresas chinesas têm a tecnologia e a Uber a plataforma global para que os robôtáxis sejam uma realidade. E esta pode estar mais próxima do que se pensa: os testes vão começar na Europa já no próximo ano.

Uber quer cada uma das start-ups chinesas com uma região do mundo

Robôtáxi Momenta
Robôtáxi Momenta Crédito@Momenta

A Uber fez então parceria com três start-ups chinesas e a ideia é implementar robôtáxis em zonas selecionadas do mundo, sendo que cada uma das empresas chinesas vai tomar a seu cargo uma região, avança o site Carnewschina.

A 2 de maio, a Uber revelou a sua parceria com a start-up Momenta. Esta start-up vai ficar encarregue da Europa e os primeiros testes com robôtáxis vão ter lugar já no início do próximo ano.

Testes esses que, numa primeira fase, vão contar com a presença de operadores de segurança. A Momenta foi criada em setembro de 2016 e atualmente é apoiada por marcas como a General Motors e a Toyota.

A parceria com a Pony.ai foi anunciada muito recentemente, mas os planos estão bastante bem encaminhados. Esta start-up ficará responsável pelo Médio Oriente e até ao final deste ano essa região vai contar com robôtáxis na plataforma Uber.

Os passageiros vão ter oportunidade de escolher entre uma viatura autónoma ou com motorista. Na fase piloto, os veículos autónomos vão ter a presença de um operador de segurança a bordo. A Pony.ai é apoiada pela Toyota e pela Nio.

Robôtáxi WeRide
Robôtáxi WeRide Crédito@WeRide

A WeRide já forma parceria com a Uber desde setembro do ano passado. Agora as duas empresas anunciaram que até meados deste ano, a frota de robôtáxis na plataforma Uber de Abu Dhabi vai chegar às 50 viatura autónomas.

Os planos desta parceria passam por expandir a sua frota e tecnologia para várias cidades, a título anual. Nos próximos cinco anos pretendem chegar também à Europa.

De fora desta ideia ficam a China e os EUA. A razão fica por esclarecer, mas a guerra comercial entre os dois países pode ter ditado esta estratégia.

Suporte para carro Miracase
14,22 €Amazon.es
26,42 €-46%
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt