Após o sucesso do titã que é o tablet Galaxy Tab S6, a Samsung decidiu disponibilizar uma versão mais económica, com alguns sacrifícios. Trata-se do Samsung Galaxy Tab S6 Lite um tablet que ronda os 400 euros com caneta S-Pen incluída. Após testá-lo diariamente, eis o que deves saber sobre este equipamento.
Pontos fortes do Galaxy Tab S6 Lite
- Qualidade de construção premium apesar do preço
- Qualidade sonora
- Carregamento rápido e autonomia satisfatória
- Sensibilidade da caneta satisfatória
Pontos fracos do Galaxy Tab S6 Lite
- Desempenho por vezes medíocre
- Ecrã TFT não oferece a melhor qualidade
Ecrã Super AMOLED faz tanta falta!
O ecrã de 10.4 polegadas do Tab S6 Lite vai provavelmente criar reações mistas. Com uma resolução de 1200 x 2000, definição no consumo de multimédia não é um problema para este tablet. Contudo, trata-se de um painel TFT, que possui algumas desvantagens.
Com um ecrã desta qualidade, o Tab S6 Lite não consegue atingir níveis de brilho acima da média. Na verdade, quando se ajusta o seu brilho para 60%, ele já está praticamente no máximo, onde os restantes 30% não iluminam muito mais.
Um desempenho que deixa algo a desejar
A escolha de processador para este tablet não o favoreceu muito no desempenho. Trata-se do Exynos 9611, que se equipara a um Snapdragon 675, significando que a Samsung escolheu o processador como um dos sacrifícios para manter o custo do tablet mais reduzido.
No que toca a multi tarefas, o Tab S6 Lite tem um desempenho satisfatório, mas com alguns soluços. Estes notam-se no manuseio geral da interface, abertura de aplicações, troca entre aplicações e alguns tempos de carregamento das mesmas.
Não houve momentos frustrantes com crashes ou freezes mas se puxarmos pelo Tab S6 Lite, percebemos rapidamente a parte do "Lite". Talvez um processador mais poderoso ou mais 2 GB de RAM tivessem ajudado a dar um empurrão extra na performance.
Em relação ao sistema operativo temos o Android 10 com o One UI da Samsung por cima. É clara a evolução que a Samsung teve no desenvolvimento da sua personalização do Android. O One UI é uma interface limpa, completa e que adiciona personalidade ao tablet. Contudo, não contes com o Samsung Dex neste equipamento.
A sua bateria de 7040 mAh confere uma autonomia favorável, embora seja em detrimento da qualidade de ecrã. Tendo 2-3 horas de utilização por dia, foi possível esticar a sua bateria até 5 dias, sem necessidade de carregamento. Este vai até 15W, cujo carregador está incluído na caixa.
A câmara é algo que não merece muita atenção num tablet. A frontal do Tab S6 Lite é suficiente para fazer vídeo chamadas mas nada que deixará utilizadores boquiabertos.
Qualidade de construção premium para o preço
Em comparação ao Galaxy Tab S6 ou outros tablets do mercado, o Tab S6 Lite não difere muito na sua construção. Temos novamente um misto de alumínio e metal, o que empresta peso ao Tab S6 Lite mas também atribui-lhe uma robustez necessária.
O tablet é bastante ergonómico, onde é possível manuseá-lo de forma a não tapar as colunas de som. Essas são estéreo, localizadas em cada canto do tablet. O lado esquerdo possui os botões de ligar (ou Bixby) e de volume. Em baixo temos a entrada USB-C, bem como uma entrada jack 3.5mm, o que permite utilizar auriculares com fio.
S-pen funciona surpreendentemente bem
Com uma etiqueta de 400 euros, não tinha grandes expectativas para a S-Pen do Tab S6 Lite. Contudo, apesar de não ter o mesmo feedback que o Tab S6 ou um iPad Pro, escrever ou desenhar com a caneta provou ser uma óptima experiência.
A caneta permite tomar notas de uma forma bastante livre e está optimizada para o One UI da Samsung. Caso utilizes a app Samsung Notes, a mesma reconhece a tua caligrafia, permitindo-te transformar manuscritos em textos digitais, podendo copiar, colar e pesquisar o texto em específico.
Adicionalmente, tens a vantagem de que a S-Pen não possui Bluetooth, não necessitando de carregamento.
Especificações do Galaxy Tab S6 Lite
- Ecrã de 10.4 polegadas TFT com resolução de 1200 x 2000 (224 ppi)
- Processador Exynos 9611
- RAM de 4 GB
- 64 GB de armazenamento interno
- Câmara frontal: 8 MP (angular)
- Câmara frontal: 5 MP
- Bateria de 7040 mAh
- Carregamento rápido a 15W
- Ligação USB-C
- Duas colunas "afinadas" pela AKG
- Conteúdo da caixa: tablet Tab S6 Lite, caneta S-Pen, carregador e manuais
Conclusão: este é um tablet para jogos e multimédia, pouco mais
Para um valor de 400 euros, o Galaxy Tab S6 Lite fica mesmo no limiar do aceitável. Contudo, a inclusão da S-Pen é bem-vinda e a mesma funciona de forma excelente, quase ao nível que esperamos de um topo de gama como o Galaxy Tab S6.
O seu tamanho de 10.4 polegadas é TFT mas onde perdes qualidade, ganhas em autonomia de bateria. Temos ainda a inclusão das colunas afinadas pela AKG e a qualidade de construção, que são grandes mais-valias para este equipamento.
No entanto, caso a caneta não te faça diferença, podes adicionar umas dezenas de euros à fasquia de preço e adquirir o Galaxy Tab S5e, que já possui um ecrã Super AMOLED, 4 colunas estéreo e alguns megapíxeis extra nas câmaras, bem como filmagem de vídeo em 4K.
Pontuação 4gnews (de 0 a 10)
Design e qualidade de construção | 9 |
Ecrã | 5 |
Desempenho | 6 |
Interface | 8 |
Bateria | 8 |
Qualidade / Preço | 7 |