
Bateria de estado sólido com autonomia para de até 1.300 km
Se recentemente ficámos a conhecer a inovadora bateria Jinshi e que uma condução convencional pode ser usada nos veículos elétricos, agora temos novidades ainda melhores. A Chery acaba de revelar o protótipo da sua nova bateria de estado sólido.
A empresa revelou a nova unidade num evento na China, durante o qual avançou que a célula tem uma densidade de energia de 600 Wh/kg. Graças a este fator, a nova bateria é capaz de fornecer uma autonomia real de até 1.300 quilómetros (via ArenaEV).
Para efeitos de contexto, esta nova bateria permitia que um condutor fizesse a viagem de ida e volta entre Lisboa e Madrid. Recorde-se que a distância entre as duas cidades é de 624,9 km e que esta bateria consegue mais que dobrar a autonomia necessária para a viagem de ida e volta.
Os detalhes técnicos da nova bateria de estado sólido da Chery são complexos, mas a unidade já foi sujeita a testes extremos de resistência. Por exemplo, já foi perfurada e não registou sinais de fogo ou sequer fumo.
Quando entra em produção?
Tendo em conta os bons resultados dos testes de resistência e de autonomia, a Chery não quer perder tempo. Nesse sentido, prevê colocar a nova bateria em operação piloto já durante o próximo ano.
Se tudo correr bem nessa fase, em 2027, a Chery passa a unidade para uma linha de produção em escala pequena, antes de dar o passo para a produção em massa.
O cronograma da Cherry está também a ser influenciado pelos avanços da concorrência. Também a CATL e a BYD têm planos para produzir em 2027, em pequena escala, as suas próprias baterias de estado sólido.