Revelada imagem de um novo topo-de-gama Xiaomi sem botões físicos

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 1 min.

ideia de um smartphone sem botões físicos está longe de ser nova, mas normalmente os fabricantes substituem esses mesmos botões por zonas sensíveis à pressão.

Marcas como a HTC, RedMagic ou Asus são apenas algumas das que integram, ou integraram, modelos deste tipo em catálogo, mas sempre com soluções de design com zonas sensíveis ao toque para fazerem a vez dos botões físicos.

No entanto, rumores surgidos num canal do Telegram sugerem que a Xiaomi estará a trabalhar num novo topo-de-gama com essas características, mas que possivelmente irá ainda mais longe... Mas será este o primeiro modelo ‘buttonless’ de referência da Xiaomi?

Nomes de código geram confusão

Revelada online imagem de um novo topo-de-gama Xiaomi sem botões físicos
Foto publicada no canal do Telegram ‘Xiaomiui Prototypes’ do primeiro smartphone Xiaomi totalmente sem botões físicos.
Imagem: ‘Xiaomiui Prototypes’, via Notebookcheck.

Uma fuga de informação surgida no canal do Telegram ‘Xiaomiui Prototypes’ mostra um smartphone com o painel frontal totalmente dominado pelo ecrã, posicionado sob um vidro com arestas curvas, biseladas, e sem qualquer botão físico visível.

Os responsáveis pelo canal indicam que se trata do primeiro topo-de-gama da Xiaomi totalmente sem botões, desenvolvido sob o nome de código ‘Wangshu’. O site Gizmochina, por sua vez, confirma esse pioneirismo e o design ‘buttonless’, mas adverte que se trata de um projeto que o fabricante abandonou há ano e meio.

Prova disso são alguns dos detalhes técnicos que o canal revela para o ‘Wangshu’, com destaque para o uso do ‘velhinho’ chip Snapdragon 8 Gen 2 que, a partir do próximo mês, passa a ter mais duas gerações desta série de SoCs à sua frente.

Segundo o Gizmochina, o novo topo-de gama da Xiaomi totalmente sem botões tem o nome de código ‘zhuque’, desconhecendo-se, para já, os detalhes técnicos do modelo em desenvolvimento.

O site admite, no entanto, a inclusão da versão mais recente do SoC da Qualcomm, bem como um design baseado no antigo protótipo que a Xiaomi abandonou.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.