Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Reservar no Airbnb vai ser diferente — e vais gostar da mudança

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Se já te irritaste com aquela reserva no Airbnb que parecia perfeita até ao momento do “checkout”, só para descobrires taxas de limpeza e de serviço que inflacionam o preço original, estás longe de estar sozinho. E a boa notícia é que isso está, finalmente, a mudar.

A plataforma anunciou esta segunda-feira (21) que, a partir de agora, todos os utilizadores verão o preço total da estadia logo no início da pesquisa — incluindo todas as taxas obrigatórias antes de impostos. Em alguns países, até os impostos já entram logo nas contas. Ou seja: nada de surpresas desagradáveis quando pensavas que estavas a fazer um bom negócio.

Uma mudança global (que já vinha a ser testada)

airbnb mudanças
Imagem. Shutterstock / Pixavril

A funcionalidade de “exibição do preço total” não é propriamente nova. Já estava disponível há 6 anos em mercados como a Europa, Austrália, Canadá e Coreia do Sul. Em 2023, o Airbnb deu mais um passo e adicionou um botão que permitia ativar essa visualização nos Estados Unidos e em mais de 200 países e regiões.

Mas só agora é que esta forma de apresentar os preços passa a ser o padrão global, sem que o utilizador precise de ativar manualmente a opção.

“O hóspede, em qualquer parte do mundo, vai ver o custo total das reservas, incluindo todas as taxas antes dos impostos, ao navegar pelos anúncios nos resultados de pesquisa, tornando mais fácil do que nunca comparar opções e reservar dentro do orçamento”, afirmou o Airbnb no anúncio oficial.

A empresa reforça que “preços claros e antecipados melhoram a experiência do Airbnb para hóspedes e anfitriões”.

Coincidência ou resposta às novas regras dos EUA?

Apesar do discurso centrado na experiência do utilizador, a mudança acontece num timing curioso. Já no próximo mês entram em vigor novas regulamentações federais nos Estados Unidos, que obrigam as empresas a mostrar, de forma clara, o preço total com todas as taxas antes de o cliente se comprometer com o pagamento.

As novas regras, impostas pela Comissão Federal de Comércio, têm como alvo as chamadas "junk fees", taxas inesperadas ou escondidas que, segundo os reguladores, prejudicam a transparência e a confiança do consumidor.

Assim, a decisão do Airbnb de implementar esta mudança global agora pode não ser apenas uma melhoria de usabilidade, mas também uma jogada para alinhar com as exigências legais iminentes. De uma forma ou de outra, é uma mudança bem-vinda.

Novas ferramentas para ajudar a poupar

Além da mudança no sistema de preços, o Airbnb introduziu também algumas novidades que ajudam os utilizadores a encontrar formas de poupar. Entre elas, estão dicas de pesquisa que destacam eventuais descontos para estadias semanais ou mensais, incentivando, por exemplo, a adição de noites extra que podem resultar num preço mais vantajoso por noite.

No fundo, é uma tentativa de tornar o processo de reserva mais transparente e, ao mesmo tempo, mais atrativo para quem procura esticar o orçamento sem abdicar da experiência Airbnb.

Promoção do Dia!

Power Bank MagSafe 4 em 1
28,04 €Amazon
36,54 €-23%
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.