Réplica de Lego do McLaren P1 é levada ao limite em pista por Lando Norris (vídeo)

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 1 min.

Nos últimos anos, temos visto cada vez mais modelos Lego de carros conhecidos em tamanho real, mas nunca nenhum deles foi concebido para ser conduzido. No entanto, o novo projeto da Lego Technic, baseado no hipercarro híbrido McLaren P1, é totalmente funcional e foi levado à pista pelo emblemático piloto Lando Norris.

O desenvolvimento deste feito de engenharia

Para desenvolver e construir este modelo à escala do P1, uma equipa de 23 pessoas da Lego, em parceria com a McLaren Automotive, precisou de sensivelmente 8344 horas. Quase todos os componentes do carro são feitos com peças Lego Technic, incluindo o chassis e a suspensão funcional. No total, utiliza 342 817 peças individuais, e as únicas peças que não são da Lego são as rodas, os pneus, os travões, o cinto de segurança e o volante.

A ausência do original motor V8 e de um sistema híbrido complexo do P1 real, significa que a criação Lego é mais leve, com um peso de cerca de 1,220 kg. É alimentado por uma pequena bateria de automóvel e por 768 motores Lego agrupados em oito conjuntos. Esta motorização permite que o veículo possa ser conduzido, no máximo, até 60 km/h.

Uma arrojada volta completa à clássica pista de Silverstone

McLaren P1
Crédito: McLaren Automotive

Embora não tenha muita potência, foi capaz de completar uma volta completa ao circuito de Silverstone com o piloto de F1 da McLaren, Lando Norris, ao volante.

“Tendo trabalhado no programa original do P1 para a McLaren, é espantoso ver tantos elementos do McLaren P1 original trazidos à vida de forma tão realista pela equipa da Lego Technic para o modelo à escala real. Espero que, através desta colaboração com o Grupo LEGO, possamos inspirar a próxima geração de designers e engenheiros a ultrapassar os limites da inovação automóvel.”, disse o diretor de testes e desenvolvimento da McLaren, Ben Gulliver.

Como é óbvio, este modelo em tamanho real do P1 não está disponível para venda, no entanto a Lego vende um modelo do McLaren em escala reduzida, composto por 3.893 peças. Custa 449,99 € em Portugal e tem 60 centímetros de comprimento, 25 centímetros de largura e 15 centímetros de altura.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.