
A Renault continua a apostar na ressurreição de alguns dos seus carros mais icónicos, agora em versões elétricas. O próximo alvo desta estratégia será o Twingo, um citadino compacto ideal para quem procura um elétrico acessível.
Antes mesmo da sua comercialização, este modelo já foi avistado nos tradicionais testes. Tal como notícia a Razão Automóvel, este modelo surge camuflado, mas dá para perceber as suas principais linhas.
Renault Twingo elétrico recuperará o design icónico deste modelo
Como se pode ver pelas imagens, a quarta geração do Renault Twingo honrará o passado deste veículo. Com efeito, contará com silhueta de monovolume, linhas arredondadas e janelas de grandes dimensões.
Mas há uma grande e boa diferença face ao modelo original. A versão elétrica do Twingo chegará com cinco portas, algo que tornará mais fácil o acesso aos seus bancos traseiros.
No fundo, vemos um carro muito semelhante ao conceito que a construtora francesa apresentou em 2023. E se o exterior é muito semelhante ao que vimos na altura, o interior também deverá seguir as mesmas linhas.

Assim sendo, a simplicidade do exterior do novo Twingo dará lugar a um interior que cede às tendências atuais. Isso significa que teremos muita tecnologia, conectividade e dois ecrãs, um deles de 7 polegadas e outro de 10 polegadas.
Ainda assim, é provável que este renovado Twingo adote a mesma plataforma do Renault 5. Isso significa que o espaço na traseira do carro será limitado, o que será uma desvantagem para viagens longas.
O que esperar do Renault Twingo elétrico
Para já, ainda não se conhecem muitos detalhes técnicos sobre o Renault Twingo elétrico. Mas a expectativa é que a marca use a plataforma AmpR Small que já aplicou nos Renault 5 e 4.
A única coisa que sabemos é que este carro deverá ser o mais eficiente do seu segmento e oferecerá uma autonomia entre os 300 km e os 350 km. Dados com base nas declarações de Luca de Meo, quando ainda era diretor-executivo da Renault.
Relativamente ao preço, tudo aponta para uma etiqueta abaixo dos 20 mil euros. A concretizar-se, será um dos elétricos mais acessíveis do mercado, ajudando na democratização do acesso a este tipo de mobilidade.
Ficamos, portanto, a aguardar por mais informações sobre o novo Renault Twingo. Espera-se que a sua apresentação possa acontecer ainda este ano, em Munique, e o seu lançamento está previsto para 2026.