A agência Counterpoint Research partilhou recentemente o seu mais relatório de análise ao mercado de smartphones a nível mundial. Sem grande surpresa, vemos que a Apple e Samsung continuam a liderar este feroz mercado, mas já há quem se consiga intrometer entre elas.
Os dados divulgados são referentes ao segundo trimestre de 2024. Analisando os dados revelado, vemos que a Samsung é quem coloca mais smartphones entre os dez primeiros, porém, é a Apple quem assegura o pódio, uma vez mais.
iPhone 15 é o smartphone mais vendido no mundo até junho de 2024
Como se pode observar pela tabela partilhada pela Counterpoint, temos o iPhone 15 como o smartphone mais vendido no mundo. Este é seguido pelos seus irmãos iPhone 15 Pro Max e iPhone 15 Pro no segundo e terceiro postos, respetivamente.
Quando comparado com o mesmo período de 2023, vemos que a Apple continua a posicionar os seus mais recentes topo de gama nos três primeiros lugares. Uma tendência que demonstra o interesse do mercado pelos equipamentos da gigante norte-americana.
O relatório da Counterpoint Research mostra ainda que os utilizadores estão cada vez mais inclinados para os modelos de topo. Note-se que a quota de mercado dos modelos Pro e Pro Max subiu ligeiramente face a 2023, reflexo do interesse pelos produtos que oferecem mais qualidade.
Já a Samsung coloca o seu primeiro smartphone na quarta posição desta hierarquia. Neste caso, o Samsung Galaxy A15 5G, seguido imediatamente pelo seu irmão com conectividade 4G.
O Samsung Galaxy A55, um dos mais interessantes modelos da sul-coreana, surge apenas em sétimo lugar. Já o único topo de gama da Samsung nesta tabela é o Galaxy S24 Ultra, na nona posição.
Estes resultados mostram o poder que a Samsung tem para cobrir diversos segmentos de mercado. Este é o grande trunfo da tecnológica sul-coreana, já que oferece um smartphone para todos os níveis de carteira.
Xiaomi consegue finalmente intrometer-se entre os "tubarões" do mercado
A surpresa, face ao período homólogo de 2023, é a presença da Xiaomi na oitava posição da tabela. Isso foi possível graças ao Redmi 13C 4G, um dos equipamentos mais acessíveis do seu portefólio.
Isso demonstra que é pelos seus smartphones com excelente relação qualidade / preço que a Xiaomi consegue desafiar a Apple e a Samsung. Aliás, ela consegue vender mais unidades de um modelo de entrada que o grande topo de gama da Samsung.
Fazendo agora uma análise geral aos dados disponíveis, notamos uma ligeira queda face ao ano de 2023. Tal como a Counterpoint Research aponta, isto é o reflexo de um mercado mais diversificado, com os consumidores a terem cada vez mais oferta que consiga colmatar as suas necessidades e desejos.