A Redmi é uma das submarcas da Xiaomi mais conhecidas a nível global. Mas agora está a mudar o seu logótipo. Ainda que a alteração seja subtil – agora o nome está em maiúsculas –, pode indicar um novo caminho mais independente da casa-mãe.
Esta não é a primeira mudança
Originalmente, a Redmi era designada por Hongmi. Uma designação que funciona bem no mercado chinês. Mas em 2019, a Xiaomi decidiu alterar o nome para a hoje conhecida Redmi.
A razão para isso acontecer é que um nome inglês seria mais facilmente reconhecido a nível global. Por outro lado, permitia também a esta submarca distanciar-se da Xiaomi e tentar posicionar-se no mercado de forma mais independente.
O primeiro smartphone a beneficiar desta “primeira separação” da casa-mãe foi o Redmi Note 7 que foi lançado no mercado, exatamente em 2019.
A importância das letras maiúsculas
Ainda que a passagem do nome para letras maiúsculas possa parecer uma alteração pequena, a Xiaomi já explicou que está carregada de significado.
Com as “letras grandes” pretende-se transmitir a nova identidade da submarca assente em robustez e na independência, funcionando também como uma clara chamada de atenção para o amplo ecossistema de produtos existente.
A ideia é reforçar o reconhecimento a nível global de que a Redmi tem já um amplo leque de oferta que não se limita às conhecidas séries de smartphones acessíveis com boas especificações.
A nova imagem está já a ser aplicada nas várias plataformas em que a marca está presente, nomeadamente nas redes sociais.
Teremos então de esperar para ver se esta alteração vai levar a REDMI (para adotarmos já a nova imagem) por um caminho cada vez mais distante da sua “progenitora” Xiaomi.