Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Redmi Note 13 Pro 5G review: gama-média com sabor a topo de gama

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 9 min.

Redmi Note 13 Pro 5G

Redmi Note 13 Pro 5G
★★★★☆4Bom

O Redmi Note 13 Pro 5G prova, mais uma vez, que a Xiaomi sabe trabalhar bom hardware e compilá-lo num smartphone. Este novo modelo da Redmi é bonito e bem construído, tem um ecrã de ótima qualidade onde o brilho é rei. O desempenho não te vai deixar na mão e a autonomia tem o selo de qualidade que a marca já nos habituou. As câmaras também demonstram versatilidade

Infelizmente gostaríamos de ver o equipamento a já ser lançado com o mais recente Android 14 e a tão falada HyperOS. Ainda vem com a MIUI 14 e o Android. Continuamos também a verificar muitas aplicações pré-instaladas. Além disso, não deixamos se sentir um certo saudosismo, pois não há muito tempo conseguíamos compra um topo de gama da Xiaomi por este valor.

Prós
  • É um smartphone bonito e bem construído
  • Ecrã de boa qualidade, com alta taxa de atualização e brilho
  • Desempenho assegurado pelo Snapdragon 7s Gen
  • Autonomia excelente e carregamento rápido
  • Câmaras versáteis
Contras
  • Ainda vem com a MIUI 14 e Android 13
  • Traz mais aplicações pré-instaladas do que seria desejado
  • Longe vão os tempos em que um topo de gama da marca custava este preço

Podemos dizer sem exageros que a gama Redmi Note, da submarca da Xiaomi, mudou a forma como o hardware passou a ser prioridade no segmento de gama-média. Desde os seus primórdios é uma linha de smartphones que sempre associou qualidade a um preço mais acessível.

Redmi Note 13 Pro 5G

Xiaomi Redmi Note 13 Pro 5G

Ecrã: AMOLED 6,67" 120 Hz 1800 nits
RAM: 8GB
Armazenamento: 256GB
Processador: Snapdragon 7s Gen 2
Câmaras: 200MP
Bateria: 5100 mAh e carregamento a 67w (wired)

Com a última geração, a marca manteve essa ideologia, mas colocou-se em ‘bicos de pés’ para se entregar também à gama-média alta. Isso mantém-se com o novo Redmi Note 13 Pro 5G, que agora testamos. Os números são impressionantes no papel, e com isso vem também um preço de 399 € a condizer. Será que vale a pena?

Unboxing

O unboxing do Redmi Note 13 Pro 5G é uma excelente experiência, como a Xiaomi já nos habituou. Na caixa vem praticamente tudo o que precisas para começar a usar o equipamento. Além do smartphone, vem o cabo USB-C para USB-A, a tarjeta para trocar o cartão SIM e o carregador de 67 W.

Redmi Note 13 Pro 5G

E claro, sendo a Xiaomi, os utilizadores também têm direito a uma capa. Neste campo, um ponto bastante positivo é que a marca abandonou as capas transparentes e agora providencia uma preta. O que deverá proporcionar um aspeto mais aprazível durante mais tempo. É difícil pedir mais num unboxing.

Design e construção: um passo em frente

O Redmi Note 13 Pro é um smartphone muito agradável ao olhar e ao toque. Esta é uma geração onde a Xiaomi parece ter acertado em cheio tanto no design frontal como no traseiro. Um ponto de destaque são seguramente as câmaras traseiras, que têm uma protuberância generosa para o que estamos habituados nesta faixa de preço.

É um smartphone muito bonito e que nunca te dará a sensação de que pode ser um equipamento barato. Isso acaba por ser notório também na qualidade de construção, com uma traseira que agora é em vidro. E à frente há que destacar a proteção Gorilla Glass Victus. Ainda neste campo, temos certificação IP54.

Redmi Note 13 Pro 5G

A Xiaomi parece não ter poupado esforços em ter aqui um equipamento aprazível ao olhar e ao toque, mas acima de tudo bem construído. É essa imagem que passa após estes dias de uso. Acaba por dar a ideia de que é um smartphone vai durar muito. E quem gosta deste azul vai ficar seguramente bem servido.

Ecrã: uma ótima experiência

Um dos campos onde a Xiaomi deu tudo neste equipamento foi no ecrã. É um painel de 6,7 polegadas com resolução 1.5K (2712 por 1220 pixeis), com taxa de atualização de 120 Hz e um pico de brilho de 1800 nits.

Recorde-se que o antecessor tinha um pico de brilho de 900 nits, por isso notarás que neste modelo existe uma grande evolução que torna o torna muito mais usável sob intensa luz solar. Outro pormenor importante é o aumento do aproveitamento de ecrã para 89,7%, que resulta em margens bastante reduzidas.

Redmi Note 13 Pro 5G

Outra grande melhoria é a introdução de um sensor de impressões digitais no ecrã. Não é o mais rápido que vais encontrar, mas garanto-te que é bastante fiável. Além disso, é um ecrã capaz de reproduzir 100% da gama de cores P3.

Pela minha experiência destes dias, é um ecrã bastante nítido e fluido com margens bastante reduzidas e ótimo desempenho sob sol intenso. É aquilo a que se pode chamar de um ecrã que até há bem pouco tempo só estava ao alcance dos topos de gama.

Áudio: não te vai deixar na mão

A inclusão de altifalantes estéreo faz com que este seja um equipamento ótimo para consumo de multimédia, seja para séries e filmes, jogos ou ouvir música. Sem deslumbrar, é um produto com uma qualidade de áudio que te vai deixar satisfeito.

Redmi Note 13 Pro 5G

Destaque para a manutenção da muito adorada entrada de jack 3,5 mm, que vai agradar a quem gosta de auriculares com fios. Também possui suporte para Dolby Atmos. Regra geral é um equipamento que vai agradar à maioria dos consumidores neste campo. Também podes contar com bom desempenho em chamadas.

Desempenho: um passo em frente

O Redmi Note 13 Pro 5G é comandado pelo processador Snapdragon 7s Gen 2. Além de este ser um processador bem recente, é também o primeiro com arquitetura de 4 manómetros num dispositivo Redmi.

O equipamento em teste tem 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, mas também podes optar por uma versão com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento. É bom ver a Xiaomi a dar este salto de qualidade.

Redmi Note 13 Pro 5G

Embora sintas que não é um processador topo de gama, nunca senti grandes limitações com este processador. Não se negou em multitarefas nem gaming e mostrou ser um dispositivo que te deve deixar satisfeito com o seu desempenho por muito tempo.

Interface: muito trabalho por fazer

Para os que possam pensar o contrário, quando tiras o Redmi Note 13 Pro 5G da caixa, este ainda não vem com a nova user interface HyperOS nem com o Android 14. Ao invés disso, podes contar com a MIUI 14 e o Android 13.

Além disso, a interface da Xiaomi continua a contar com um defeito conhecido. A quantidade de aplicações pré-instaladas é algo que não deixamos de notar. Embora, claro, seja possível desinstalar boa parte delas, não deviam chegar pré-instaladas em primeiro lugar.

Redmi Note 13 Pro 5G

Se esquecermos estes pontos, o smartphone portou-se bem sem grandes erros ou problemas neste campo. A MIUI não é a melhor ou mais rápida interface, mas deu conta do recado no nosso tempo com o equipamento.

Câmara: não é de topo, mas vai satisfaz bastante

Os 200 MP da câmara principal do Redmi Note 13 Pro 5G são um bom chamariz para quem procura apenas números na câmara de um smartphone. Esta mesma câmara principal já conta com estabilização ótica de imagem.

Redmi Note 13 Pro 5G

Câmara principal
Câmara principal

O resultado das fotografias tiradas com o Redmi Note 13 Pro são imagens decentes, com a clara ideia de que não se trata de um topo de gama. Mas tanto de dia como à noite não deverás desiludir-te com os registos que vais capturar com este equipamento.

Câmara principal
Câmara principal
Câmara principal
Câmara principal
Câmara principal
Câmara principal

É claro, por vezes nota-se que temos de tentar mais vezes para conseguir a foto certa, enquanto que noutros equipamentos fica à primeira. É aí que notamos que não é um topo de gama. Por vezes as imagens parecem carecer de vida, mas é algo que podes corrigir com novas tentativas ou alguma edição.

Câmara principal
Câmara principal
Câmara principal
Câmara principal

Um dos pontos interessantes é o zoom até 4 vezes (supostamente sem perda de qualidade) com a câmara principal. Devo dizer-te que durante o dia não se portou nada mal, como podes ver nos exemplos abaixo. E podes estender esse zoom até 10 vezes, com a natural perda de qualidade.

Ultrawide
Ultrawide
Câmara principal
Câmara principal
Câmara principal (zoom de 2 vezes)
Câmara principal (zoom de 2 vezes)
Câmara principal (zoom de 4 vezes)
Câmara principal (zoom de 4 vezes)
Câmara principal (zoom de 10 vezes)
Câmara principal (zoom de 10 vezes)

Podes esperar fotos decentes da câmara ultrawide de 8 MP e macro de 2 MP e os retratos que vais tirar com a câmara frontal também não te vão desiludir se queres melhorar o teu desempenho nas redes sociais. A verdade é que com cada vez mais ferramentas de edição, já só tira más fotos com este equipamento quem não queira perder o mínimo de tempo.

Câmara frontal
Câmara frontal

Bateria: excelente autonomia

A bateria é um dos grandes pergaminhos deste smartphone. Além da capacidade de 5100 mAh, carrega a 67 W. Isto significa que consegues ter o equipamento totalmente carregado em 45 minutos, o que é ótimo.

Além disso, juntar este processador eficiente com esta capacidade de bateria consegue proporcionar-te autonomia que pode chegar aos dois dias em uso leve. Se fores um utilizador intensivo, podes esperar autonomia entre um dia a um dia e meio.

Redmi Note 13 Pro 5G

Conclusão: um excelente trabalho de hardware

A Xiaomi continua a provar o excelente trabalho de hardware que faz no segmento de gama-média. Mas o software continua a precisar de aprimoramentos, com menos poluição de aplicações e versões mais recentes em equipamentos novos.

Para quem procura um smartphone de gama-média alta com especificações de encher o olho, o Redmi Note 13 Pro 5G não defrauda. Tem um ecrã excelente, boas capacidades fotográficas e desempenho a condizer. E como é habitual, a bateria é excelente e o carregamento é rápido.

A marca introduziu aqui um brilho no ecrã que é um grande incremento face à anterior geração e já tem sensor de impressões digitais no ecrã. É um equipamento bem construído, com boa proteção, bonito e leve (187g).

Redmi Note 13 Pro 5G

Mas claro, como sempre, nem tudo pode ser perfeito. Seria de esperar que o equipamento já chegasse com a HyperOS e o Android 14. Mas ainda tem o Android 13 e a MIUI 14. Além disso, a MIUI continua a ser uma interface com muitas aplicações pré-instaladas.

Se estás à procura de gastar 399 € num novo smartphone, o Redmi Note 13 Pro 5G é uma opção a considerar se valorizas a construção, ecrã, bateria, desempenho e capacidades fotográficas.

Redmi Note 13 Pro 5G

Xiaomi Redmi Note 13 Pro 5G

Ecrã: AMOLED 6,67" 120 Hz 1800 nits
RAM: 8GB
Armazenamento: 256GB
Processador: Snapdragon 7s Gen 2
Câmaras: 200MP
Bateria: 5100 mAh e carregamento a 67w (wired)

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.