Há uma zona do país em que a rede móvel da Vodafone é imbatível

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Um estudo realizado pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), elegeu a Vodafone Portugal como a operadora com melhor desempenho nas redes móveis 3G e 4G. Nesta fase inicial, o Alentejo foi a zona esmiuçada.

O estudo foi realizado entre os dias 7 e 28 de maio, com grande foco nos distritos de Portalegre, Beja e Évora, mas também em parte de Santarém e Setúbal. Além da utilização de dados móveis, também foi considerado para o estudo o desempenho nas chamadas de voz.

Qualidade de áudio e latência são pontos fortes da Vodafone

A Vodafone destacou-se nos indicadores de “tempo de estabelecimento de chamadas”, velocidade de transferência de dados”, “qualidade de áudio”, “duração de transferência de página web”, “qualidade de vídeo” ou “latência”, onde bateu tanto MEO como NOS.

No entanto, acabou por ter pontos menos positivos. No “rácio de terminação de chamadas” ou “nível de sinal GSM”, quem dominou foi a MEO.

Velocidade média de download da Vodafone é quase o dobro da concorrência

A Vodafone apresentou-se com “ritmos médios de 34,10 megabytes por segundo (Mbps) e de 14,97 Mbps, respetivamente para download e upload”, destacando-se face à concorrência.

Em termos comparativos, a MEO alcançou “ritmos médios de 18,11 Mbps e de 9,10 Mbps, respetivamente para download e upload”. Já a NOS ficou-se pelos “15,83 Mbps e 6,78 Mbps”.

Na globalidade, a MEO acabou por conseguir o segundo lugar, fechando a NOS o pódio. Nesta análise foram tidas em conta “891 chamadas de voz, 5853 sessões de dados e 55.0597 medições de sinal rádio, correspondendo a aproximadamente 297 chamadas de voz, 325 sessões de dados e 61.200 medições de sinal rádio, por indicador e operador”.

Aproveita ainda para ficar a conhecer o melhor tarifário de NET móvel ilimitada da atualidade. Comparamos as ofertas das várias operadoras e já sabemos qual é a melhor aposta!

Editores 4gnews recomendam:

  • NOS, MEO, Vodafone ou NOWO? Esta é a melhor operadora móvel de 2019! (Prémios 4gnews)
  • NOS bloqueia serviços de Wap Billing que levaram a fraudes. MEO admite fazer o mesmo
  • MEO segue caminho da NOS e lança tarifário para eSIM
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.