A Epic Games Store tem conseguido crescer de forma sustentada ao longo destes anos, mesmo sabendo-se que luta contra gigantes já estabelecidos como a Steam. A plataforma digital revela agora planos para crescer ainda mais, forçando os jogadores a usar a EGS através de mais acordos de exclusividade.
São várias as formas como a Epic tem conseguido criar uma base sólida de utilizadores. A loja costuma oferecer jogos de forma regular, tendo revelado até que em 2020 foram reclamados mais de 750 mil títulos.
Talvez mais controversa seja a sua estratégia de garantir os direitos exclusivos de certos videojogos, e que pretende reforçar nos próximos 2 anos.
Exclusivos vão ser o foco da EGS nos próximos anos
No caso de Fortnite a exclusividade é fácil de compreender, afinal o jogo foi desenvolvido pela Epic e apenas faz sentido que o possas jogar exclusivamente na sua plataforma.
No entanto, mais de 100 jogos são ou já foram exclusivos da EGS, o que quer dizer que apenas os podes jogar caso instales o cliente da loja e compres o jogo através da mesma. Hitman 3 é o exemplo mais recente desta estratégia que se vai alargar nos próximos anos.
Os executivos da Epic garantiram durante uma entrevista com o PC Gamer que até 2023 serão publicados na plataforma mais exclusivos do que os que foram disponibilizados até agora.
Objetivo é aproximar a EGS da Steam
Quer isto dizer que os mais relutantes em instalar o cliente para PC em breve podem deixar de ter alternativa, caso desejam explorar alguma aventura que não exista noutra plataforma.
Esta estratégia não é de todo nova, serviços como o Apple Arcade recorrem à mesma forma de operar para chamar utilizadores e dar a conhecer as suas ofertas.
No entanto, a fragmentação é algo que desagrada aos utilizadores, muitos deles preferindo reunir a sua biblioteca num só local. Com o passar dos tempos isso vai sendo cada vez mais impossível, e não acontece apenas com videojogos.
Os responsáveis pela Epic Games Store não divulgaram o número de exclusivos que vão receber nos próximos dois anos nem avançaram com títulos.
Editores 4gnews recomendam:
- Steam volta a bater recorde com número astronómico de jogadores!
- PS5 e XSX: remaster de Red Dead Redemption pode chegar antes de GTA 6
- GTA 6: novo rumor sugere lançamento em 2023 e dezenas de outros detalhes!