Recurso Circle to Search exclusivo da Samsung e Google até outubro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O recurso Circle to Search foi apresentado pela Samsung como parte integrante não só da tecnologia de Inteligência Artificial da marca como também um dos pontos fortes do topo de gama Galaxy S24 Ultra.

Pouco depois foi a vez de a Google anunciar a integração do mesmo recurso no seu flagship Pixel 8 Pro. Este era um passo esperado, visto que a funcionalidade é o resultado da conjugação de esforços das duas marcas.

Novos rumores estão a avançar que o tão desejável recurso vai manter-se como exclusivo destas duas marcas até outubro deste ano.

Informação apoia-se num comunicado da Samsung Holanda

imagem do recurso Circle to Search no Google Pixel 8 Pro
Recurso Circle to Search no Google Pixel 8 Pro Crédito@Google

Esta informação chega através do site 9to5Google que localizou um comunicado de imprensa no site da Samsung Holanda que fala especificamente sobre este novo recurso.

Diz o comunicado: “Circle to Search vai estar disponível nas séries Google Pixel 8 e Samsung Galaxy S24 a partir de janeiro de 2024. O recurso pode estar disponível em dispositivos Android de outras marcas a partir de 5 de outubro de 2024, mas não há desenvolvimentos ativos em andamento”.

Com este comunicado, a própria Samsung está a avançar que as restantes marcas do universo Android podem ter de esperar até ao próximo outono para conseguir incluir este recurso nos seus dispositivos móveis.

Samsung Galaxy Z Fold6 e Google Pixel 8a com Circle to Search?

Este comunicado levanta também questões sobre a disponibilidade da nova funcionalidade em alguns dos próximos equipamentos da Samsung e da Google, ou como quem diz, no Galaxy Z Fold6 e Pixel 8a.

Ainda que o comunicado não seja totalmente explícito, podemos depreender que, pelo menos, estes dois smartphones podem incluir o recurso Circle to Search. Isto porque é dito explicitamente que a não disponibilidade da funcionalidade se aplica a “dispositivos Android de outras marcas”.

Aliás, esta decisão pela exclusividade até outubro pode ser estratégica e estar diretamente relacionada com o futuro lançamento do novo dobrável da Samsung e do modelo acessível Pixel 8a que podem vir a apresentar este recurso como um dos seus pontos fortes.

Este comunicado deixa também no ar que as restantes marcas do universo Android vão ter de esperar pela versão Android 15 para incluir o Circle to Search na sua lista de atributos.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt