Como recuperar fotos e ficheiros nos Android's?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Eliminaste algum ficheiro importante do teu Android? Não te preocupes, neste artigo dizemos-te como podes recuperar fotos e ficheiros apagados do teuMoto G4, ZenFone 3 e tantos outros Android's. Um procedimento simples e com boa taxa de sucesso para que possas dar descanso ao teu coração.

Eu não gosto de recorrer a este tipo de aplicações, contudo, por vezes quando dá aquele aperto no coração temos que ser pragmáticos e procurar uma solução eficaz para resolver o problema.

Já apagaste sem querer algum ficheiro importante do teu Android? Alguma foto que, pensando bem, até gostarias de guardar? Também já passei por isso e se te aconteceu, não desesperes. Existe uma simples solução!

Download gratuito da EaseUS MobiSaver

1- Liga o teu Moto G4 (ou outro Android) ao PC

Em primeiro lugar terás que descarregar a aplicação MobiSaver (link acima), para o teu computador Windows e procede à sua instalação. O download é gratuito, rápido e sem chatices (aplicações adicionais que se tentam instalar à força).

Posto isto, abre a aplicação no teu PC e liga o teuMoto G4, ZenFone 3 ou qualquer outro Android ao computador via cabo USB. Deverás encontrar uma janela semelhante à da imagem do artigo.

2- Efectua um "Scan"

Estabelecida a conexão entre o smartphone e PC deves ter pelo menos 20% de bateria para não ficares a meio dos próximos passos.

Em seguida, carrega na opção "Scan" para que a aplicação faça um rastreio. Depois poderás escolher os ficheiros que valem a pena salvar. Espera que o scan termine, o tempo pode variar consoante o tipo e quantidade de ficheiros que tenhas no teu Moto G4 ou outro Android.

Download gratuito da EaseUS MobiSaver

3- Seleciona o que queres recuperar

Efectuado o scan no teu ZenFone 3, Moto G4 e restantes Android's, para recuperar fotos e ficheiros, escolhe aqueles que queres resgatar ou que possas ter apagado involuntariamente.

Os ficheiros passíveis de recuperação serão apresentados, convenientemente organizados por cor e tipo de ficheiro. Por regra encontrarás as SMS's que podes recuperar, marcadas a vermelho, entre outros.

Tem em mente que não poderás recuperar todos os fotos e ficheiros em 100% dos casos, isto porque à medida que a memória livre vai sendo utilizada, novos ficheiros vão sendo escritos por cima daquele que apagaste. Isto acontece em todos os dispositivos.

4- Recupera as tuas fotos e ficheiros

Depois de selecionares e pré-visualizares os ficheiros que podem ser recuperados, seleciona a pasta onde quiseres guardar todo o material recuperado e carrega no botão "Recuperar".

Download gratuito da EaseUS MobiSaver

A taxa de sucesso varia de utilizador para utilizador, dependendo também do smartphone em questão. De qualquer forma, espero que esta simples aplicação te ajude a recuperar ficheiros importantes ou fotos que não queres mesmo perder.

Podes aplicar estes passos em qualquer smartphone Android, seja ele o Motorola Moto G4, o Asus ZenFone 3, Galaxy S7, LG G5, Xperia XZ e tantos outros equipamentos com estes sistema operativo. Uma pequena aplicação que pode ser bem útil numa hora de aperto.

Outros assuntos relevantes:

Asus já está a preparar os sucessores dos Zenfone 3

Asus ZenFone 3 vai esperar um pouco mais pelo Android 7.0 Nougat

ASUS quer duplicar o número de vendas de ZenFone’s

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.