Reclamações com transportes públicos cresceram quase 20% no 3º trimestre

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

Os transportes públicos de Portugal têm sido alvo de cada vez mais reclamações no Portal da Queixa. De acordo com a plataforma, do 2º para o 3º trimestre deste ano, houve um aumento de 19.7% no número de reclamações registadas sobre os diferentes modelos de transportes públicos disponíveis no país.

Categoria com mais reclamações e problemas mais relatados

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Vagão de metrô em Lisboa (Imagem: Shutterstock / Ricardo Rocha)

De acordo com o Portal da Queixa, as reclamações registadas durante os meses de julho, agosto e setembro, foram voltadas principalmente para a categoria Transportes Coletivos de Passageiros. As queixas dividiram-se da seguinte forma:

  • Transportes Coletivos de Passageiros - 72,4%
  • Comboio e Metropolitano - 26,4%
  • Transporte Marítimo - 1,2%

Atraso ou falta do transporte público foi o problema mais denunciado pelos passageiros este ano, seguido da conduta dos profissionais que estavam a trabalhar naqueles transportes. Há denúncias, inclusive, sobre comportamentos agressivos, condução perigosa e falta de cordialidade por parte do motorista ou de outro funcionário.

Os motivos das ocorrências organizaram-se da seguinte forma:

  • Atraso ou falta do transporte público - 47,8%
  • Conduta do motorista ou funcionário - 14,4%
  • Alteração de carreira (criação de novas linhas, mudanças nas já existentes ou alterações nos percursos e paragens) - 13,1%
  • Aplicação indevida de multa - 3,5%
  • Problemas com o carregamento do passe - 3,4%

Quais são as entidades que recebem mais reclamações

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Autocarros da UNIR - Rede de transportes da Área Metropolitana do Porto (Imagem: UNIR)

Há 5 entidades de transporte público no país que lideraram o número de queixas feitas ao seu serviço entre janeiro e setembro, somando 76,8% das reclamações registadas:

  1. UNIR - Rede de transportes da Área Metropolitana do Porto - 19,5%
  2. Carris Metropolitana - 19%
  3. CARRIS - 17,4% (esta entidade, porém, teve bons índices de Taxa de Resposta, de 94,7%, e de Solução, de 94,5%)
  4. CP – Comboios de Portugal - 15,4%
  5. Sociedade de Transportes Coletivos do Porto — STCP - 5,5%

Seguem-se no ranking, a Metro do Porto (4,3%); a Metro Lisboa (3,6%); a Fertagus (2,4%); a SMTUC (2,1%) e a TST – Transportes Sul do Tejo (1,8%).

O Porto tem outros dados preocupantes

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Autocarro da STCP parado na estação de ônibus da Cordoaria no Porto (Imagem: Shutterstock / TMP - An Instant of Time)

Com duas empresas de transporte público no top 5 do ranking de queixas, o Porto te outros dados alarmantes neste setor. Entre janeiro e setembro deste ano, o número de reclamações dirigidas à STCP cresceram 29,4%, em comparação com o mesmo período de 2023.

Entre os principais motivos de queixa reportados pelos passageiros, destacaram-se dois. O primeiro deles foi atrasos/falta de transporte (64,3%).

“Venho uma vez mais reclamar da linha 905, pois estou na paragem da Freguesia de Vilar de Andorinho desde as 10h, são 11h08 e ainda não passou um único autocarro! Estamos 10 pessoas na paragem, alguns para ir trabalhar! DEZ!!!!! Vergonhosa esta situação”, relatou a passageira Maria Coelho ao Portal da Queixa.

O segundo problema que mais motivou reclamações sobre os serviços da STCP foi conduta imprópria do motorista/funcionário (24,3%).

“Estava na paragem da Pasteleira e fiz paragem ao motorista do 204, que olhou para mim e continuou. Não é a primeira vez que isto acontece”, escreveu o utente Manuel Nascimento na plataforma de reclamações.

Houve ainda reclamações sobre alteração de carreiras (4,3%), multas indevidas (2,9%) e as condições dos veículos (2,9%). Nesta última categoria, foram relatados veículos sujos, não funcionamento de ar condicionado, mau cheiro, entre outras queixas.

“É o facto de alguns autocarros andarem superlotados e o motorista continua a parar para entrar cada vez mais gente. Acho que corremos um risco grande se acontecer algum acidente. Acho inadmissível uma coisa dessas”, reclamou Maria Ferreira no Portal da Queixa.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.