
Esta segunda-feira, dia 16 de fevereiro, foi lançado um novo episódio do programa Dicas ANACOM, que dá no programa "Bom Dia Portugal", da RTP. Desta vez, a Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) explica o que fazer se receberes uma fatura antiga para pagar.
Durante a rubrica, a ANACOM fala sobre a regra dos seis meses e o que deves confirmar quando numa mesma fatura aparecem serviços recentes e outros mais antigos.
Podes recusar o pagamento, mas deves indicá-lo
"O seu operador tem 6 meses para lhe cobrar os serviços prestados. Depois dos 6 meses, esses valores deixam de ser exigíveis. Se receber uma fatura com valores relativos a serviços prestados há mais de 6 meses, pode recusar o pagamento" - explica a ANACOM.
"Quando a fatura tem serviços recentes e outros mais antigos, verifique quais os que pode recusar. Mas atenção: a recusa não é automática. Para produzir efeito, deve invocá-la, indicando ao operador que já passaram mais de 6 meses. Para maior segurança, faça o pedido por escrito e aguarde o comprovativo" - acrescenta.
Em caso de dúvida, a ANACOM recomenda que contactes o operador. Em qualquer caso, os centros de arbitragem de consumo estão sempre disponíveis para ajudar. Lembra-te sempre que, se passaram mais de 6 meses, podes recusar o pagamento da fatura.
Mais "dicas" úteis da ANACOM
Nas últimas semanas, têm sido várias as dicas que a ANACOM tem dado, no programa mencionado anteriormente. Em baixo, damos-te a conhecer algumas das principais sugestões recentes.
Podes consultar os vídeos (que rondam sempre 1 minuto) na RTP Play: a plataforma de streaming da RTP.
- Atualização de preços: conheça as regras
- Mudei de morada: posso cancelar o contrato?
- Velocidade abaixo do contratado: quais os meus direitos?
- Dificuldades em pagar. Saiba o que fazer
- Tenho direito a receber a fatura detalhada?
- Falham as comunicações em casa? Deves fazer isto
