Na sua página da rede social Facebook, a GNR está a chamar a atenção para uma nova burla relacionada com a carta de condução.
Na publicação, a Guarda Nacional Republicana dá conta de uma nova tentativa de burla que anda a circular, sob a forma de uma mensagem fraudulenta, cujo emissor é a própria autoridade.
De acordo com a informação divulgada pela GNR, a mensagem em causa avisa o condutor de que a sua carta de condução “consta para apreensão com perda de pontos”.
Na mesma mensagem são também fornecidos os dados para pagamento por multibanco – entidade, referência e valor.
A GNR confirma que esta é uma “mensagem falsa com intenção ilícita”. Na publicação da sua página oficial no Facebook, a autoridade relembra também que “nunca enviamos notificações para pagamento com referência multibanco via SMS”, dizendo ainda aos condutores para não efetuarem o pagamento.
Mais de 20 mil burlas detetadas pela GNR em 2023
A GNR detetou 21.548 crimes de burla em 2023. Os números foram avançados pela própria autoridade que avança ainda que os distritos do Porto, Setúbal, Lisboa, Aveiro e Faro são os mais afetados, exatamente por esta ordem.
A mesma autoridade revela que as burlas mais usadas relacionam-se com a compra e venda de bens através da plataforma MB Way e de publicações nas redes sociais.
Estão disponíveis mais informações sobre os crimes de burla no site da GNR e todos os visados deste tipo de crime podem apresentar queixa na esquadra da polícia da sua área de residência ou através do portal de queixas eletrónicas.