Receber uma mensagem das Finanças pode deixar qualquer um em estado de alerta. Principalmente quando se fala em dívidas, podemos tender a querer regularizá-las o mais rápido possível para não ter problemas. No entanto, nem tudo o que parece é.
Através do Portal das Finanças, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) revelou ter conhecimento de que existem alguns contribuintes a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT. O problema é que nos exemplos abaixo não o são.
Nestas mensagens enviadas a utilizadores, é pedido que se carregue em links que são fornecidos. No entanto, em momento algum deves carregar nos links dos emails abaixo, pois são totalmente falsos e não chegam das Finanças.
campanha de phishing que recorre a SMS fraudulentas
É referido que está também em curso uma campanha de phishing que recorre a mensagens de texto (SMS) fraudulentas. Os destinatários destes SMS são induzidos maliciosamente a fazer um pagamento para alegadamente regularizar a sua situação tributária.
Abaixo podes ver os exemplos de mensagens, que inclusivamente podem chegar com um nome de destinatário que pode parecer fidedigno. Mas como podes ver pelo link onde se clica, aquele não é o Portal das Finanças. E os erros ortográficos são sempre um sinal que te deve deixar em alerta.
“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos ou a efetuar pagamentos indevidos”, esclarece a Autoridade Tributária e Aduaneira.
Caso tenhas ficado com dúvidas, é aconselhável a leitura do folheto informativo sobre Segurança da Informação disponível no Portal das Finanças.