Realme promete 'revolução' com IA nas câmaras dos novos smartphones 13 Pro e 13 Pro+

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

É uma verdadeira revolução nas imagens e nos vídeos registados num smartphone o que a Realme promete para os seus novos modelos 13 Pro e 13 Pro+.

A partir de uma nova tecnologia de imagens com IA, denominada Hyperimage+, o fabricante desenvolveu uma arquitetura que ensaia algumas das melhores teorias associadas à imagem digital: boas lentes, sensores com dimensão generosa e uma tecnologia que, basicamente, ‘sabe fazer contas’.

A Realme coloca mesmo a Hyperimage+ ao mesmo nível de qualidade daquela que obtemos com uma máquina fotográfica DSLR profissional, embora seja um argumento arrojado e difícil de concretizar, sobretudo sem percebermos que tipo de máquinas ‘profissionais’ estão a ser comparadas...

Realme Hyperimage+ vai equipar novos smartphones 13Pro e 13Pro+
Imagem: Realme

Tecnologia ‘inteligente’ com três camadas

Durante um evento em Bangkok, na Tailândia, a Realme apresentou a sua Hyperimage+ como uma tecnologia que leva as fotos e o vídeo a um ‘novo nível’, permitindo aos utilizadores desfrutar uma ‘câmara ultra-nítida com IA, a partir do seu smartphone’.

Em termos práticos, na base da arquitetura Hyperimage+ estão três camadas de tecnologia, compostas por um bloco ótico com lentes de referência, por algoritmos de IA instalados no próprio dispositivo, bem como por um sistema de edição de imagem baseado na Cloud.

Francis Wong, Head of Product Marketing na Realme, explicou ao GSM Arena qual a principal camada: ‘a camada de base inclui ópticas de ponta, compostas por múltiplas lentes, lentes periscópicas e sensores grandes”.

Realme 13 Pro e 13 Pro+ com parceiros de peso

A Realme teve na Sony e na TUV Rheinland os parceiros para esta nova tecnologia de imagem com IA, que verá a luz do dia, pela primeira vez, nos seus novos smartphones 13 Pro and 13 Pro+.

De acordo com informações do GSM Arena, os novos modelos incluem dois sensores de 50MP Sony LYT IA para a sua câmara principal e para a câmara de zoom – respetivamente, um sensor 50MP LYT-701 e um sensor LYT-600 com lente zoom de 3x.

Responsáveis da empresa garantem que a utilização desta tecnologia permitirá obter ‘imagens com qualidade excecional numa ampla gama de cenários’, incluindo o registo de ‘ótimos retratos com pouca luz’.

O novo Realme 13 Pro+ estará baseado num chip Snapdragon 7s Gen 3, incluindo opções com 8GB ou 12GB de RAM, bem como bateria de 5,050mAh. Deverá chegar ao mercado indiano ‘em breve’, embora não sejam ainda conhecidas datas oficiais para o seu lançamento noutros mercados.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.