
Nas últimas horas, a Realme anunciou um novo telemóvel na China: o Realme GT8. Por enquanto, ainda não sabemos com certeza se o smartphone chegará a Portugal. Contudo, faria sentido, na medida em que a geração anterior está à venda no nosso país.
A revelação do Realme GT8 foi feita esta terça-feira, 21 de outubro. O dispositivo foi posto à venda em três cores diferentes: branco, azul marinho e verde. Como explica a Gizmochina, cada um dos tons oferece uma experiência tátil diferente.
O branco tem vidro fosco e resiste a impressões digitais, o azul muda de cor quando exposto à luz, o verde tem a sua parte traseira em couro. A versão de entrada (12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento) arranca perto dos 350 euros (via Gizmochina).
Bateria, câmara e outras especificações
Para além do que já foi referido, sabemos que o Realme GT8 chega com uma bateria de 7.000 mAh. É um valor bem acima da média do mercado, mas não deixa de ser curioso que a própria Realme já apresentou um modelo com bateria de 15.000 mAh.
A bateria do Realme GT8 utiliza silício, o que permite uma durabilidade maior, mesmo sem aumentar o tamanho. A juntar a isso, o smartphone tem carregamento a 100 W e é resistente à água e às poeiras, com classificações IP68, IP69 e IP66.
Sem surpresas, chega com o Android 16, tem NFC, Wi-Fi 7, altifalantes stereo duplos e sensor de impressão digital 3D. No setor da câmara, o Realme GT8 tem um sensor principal de 50 MP com estabilização ótica, um sensor ultralargo de 8 MP e um sensor telefoto periscópico de 50 MP com zoom ótico de 3,5x. Tem também câmara frontal de 16 MP.
Outro aspeto bastante relevante sobre o Realme GT8 é o processador. Funciona com o Qualcomm Snapdragon 8 Elite, que foi usado em grande parte dos telemóveis topo de gama de 2025. Pelo preço do modelo da Realme, é uma característica muito boa.
O ecrã é médio/grande, tendo 6,79 polegadas e uma taxa de atualização de 144 Hz, acima dos 90 Hz ou 120 Hz habituais no mercado. Como dito antes, ainda não sabemos quando (e se) chega a Portugal, mas tudo indica que esse é o cenário mais provável.