Realme cresce 183% na Europa. OnePlus e Xiaomi também surpreendem

Bruno Coelho
Comentar

Os analistas da Counterpoint Research já revelaram dados mais recentes do mercado de smartphones na Europa para o primeiro trimestre de 2021. Sem surpresas, a Samsung lidera com uma quota de mercado de 32%, registando uma subida de 13% face ao período homólogo, em que tinha 30% de predominância no mercado.

Também sem grande espanto, a Apple aparece em segundo nesta lista com 28% de quota de mercado. A tecnológica de Cupertino regista uma subida de 31% face ao período homólogo, onde registava 22%.

Xiaomi já tem 18% de quota de mercado. Realme regista subida de 183%

Mas é a partir da terceira posição que começam os grandes destaques. A fechar o pódio na Europa está a Xiaomi, que tem agora 18% de quota de mercado. Subiu 73% face ao ano anterior, onde tinha apenas 11%.

Quota de mercado de smartphones na Europa no primeiro trimestre de 2021 e comparação com o período homólogo. Crédito: Counterpoint Research
Quota de mercado de smartphones na Europa no primeiro trimestre de 2021 e comparação com o período homólogo. Crédito: Counterpoint Research

Há um ano, a Oppo tinha apenas 3% de quota de mercado na Europa. No primeiro trimestre de 2021 regista já 6%, que se configura numa subida de 94%. Estas terão sido das grandes beneficiadas pela queda da Huawei.

Huawei continua a 'cair' na Europa

A outrora candidata a líder de mercado, aparece agora na quinta posição do continente europeu. Se há um ano tinha 9% de quota de mercado, agora conta apenas com 2%. Regista uma queda de 77%.

Quem aparece no sexto lugar é a OnePlus que passou de 1% para 2%, crescendo nada menos do que 85%. Contudo, o número mais expressivo da lista vai para a Realme. A fabricante chinesa tinha 1% de mercado há um ano, tendo agora 2%. Embora em menor escala, tal levou a um crescimento de 183%.

A fechar a tabela aparece a Honor, agora separada da Huawei. Se há um ano tinha 6% do mercado, agora conta com 2%, tendo caído 74%. Os restantes 10% do segmento são divididos entre outras marcas.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.