Apple iPhone Tim Cook CEO
Tim Cook, CEO da Apple
Crédito: Bloomberg

Já há vários meses que ouvimos falar das ambições e planos da Apple para a Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA). Ambições cujos resultados terão aplicação direta nos próximos Apple iPhone, segundo a nova reportagem da Bloomberg (fonte).

A próxima geração de smartphones da Apple será lançada em setembro e até lá ainda teremos muitas novidades, leaks e rumores para debater e noticiar. Contudo, nas últimas semanas a aposta da Apple na Realidade Virtual tem sido um tema recorrente e hoje temos mais uma fonte a referir o mesmo.

iPhone 7s – O primeiro com RV?

De acordo com a reportagem da Bloomberg, a Apple tem centenas de engenheiros a trabalhar para colocar a RV (realidade virtual) no próximo iPhone. Esta tecnologia ainda está a ser desenvolvida e adaptada para o utilizador comum. Contudo, não deixa de ser interessante o facto de a Apple ter recrutado alguns engenheiros da equipa HoloLens da Microsoft e mesmo da Oculus do Facebook.
Segundo o repórter da Bloomberg, o primeiro iPhone a utilizar a RV terá algumas funcionalidades únicas e inéditas no mercado dos dispositivos móveis.

Desde a possibilidade de tirar uma fotografia e, posteriormente, alterar a profundidade da foto ou de determinados objectos na fotografia em si. O próximo iPhone poderá ainda isolar totalmente um objecto em determinada foto. Imagine-se um carro ou mota que pode ser selecionado na fotografia e ser editado, rodado e recolocado segundo a nossa vontade.

Esta nova tecnologia poderá ainda utilizar a realidade aumentada no próximo iPhone para aplicar filtros e efeitos visuais às pessoas. Esta seria uma abordagem muito semelhante aquilo que o Snapchat faz atualmente.

Vê ainda: 5 Erros que ainda cometemos ao carregar o Smartphone

Esta reportagem vai de encontro à opinião de outras fontes, entre elas o respeitado analista Ming-Chi Kuo. Relembro que no mês passado, Kuo referiu que o próximo iPhone terá uma câmara frontal revolucionária graças ao novo sensor de infra-vermelhos e capacidades de Realidade Virtual e Realidade Aumentada para a câmara fontal como podemos ler aqui.

A Realidade Aumentada (RA) não tem usufruído da mesma atenção dada à RV, muito em parte pelo facto da RV ter mais aplicações práticas, nomeadamente nos jogos. Contudo, em inúmeras ocasiões, Tim Cook referiu que a RA será bem maior do que a RV. Uma coisa é certa, ainda faltam longos meses para o anúncio da próxima geração de Apple iPhone’s.

Outros temas relevantes:

Evan Blass confirma os preços dos Galaxy S8 e Galaxy S8+

Pokemon Yellow clássico no Apple Watch? Sim, é possível!

Xiaomi Mi 6: O melhor, para o fim?

ViaThe Verge
Fontebloomberg
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).