Google experimenta a realidade aumentada para o seu Google Chrome

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Com a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) a serem finalmente aceites pelo público como algo mais do que jargão técnico, a Google quer trazer para o seu Google Chrome algumas destas novidades. Neste momento a gigante norte-americana estará a experimentar o potencial da realidade aumentada no teu browser.

Tal como nos conta o Android Police, o mais recente protótipo da Google para o seu Gogole Chrome quer trazer toda a magia da realidade aumentada para o teu smartphone. Fá-lo-á com recurso às capacidades da realidade aumentada. O melhor de tudo? Já temos algumas amostras do que aí vem!

Para que a realidade aumentada se torne gradualmente numa ferramenta popular por toda a Web. Para a tecnológica norte-americana, o futuro da navegação e consumo/ leitura de artigos na Internet passará também por esta tecnologia. Toda uma nova dimensão que se vai revelar perante os nossos olhos, através dos nossos navegadores / browsers.

A empresa apelida este sistema (em fase experimental) de Article ou artigo. Neste momento não passa de uma janela, um visualizador que te permitirá fazer isso mês. Visualizar modelos 3D com recurso e integração da câmara do teu smartphone. Atualmente, pelos GIF's que a própria revelou no seu blog oficial podemos ver que já se encontra num estado de desenvolvimento avançado.

Realidade aumentada chegará ao Google Chrome

Permitirá ao utilizador do Google Chrome essencialmente andar à volta de um objecto. Com recurso aos sensores do smartphone (Android e iOS), poderás ter uma visão 3D do objecto em questão. Neste caso foi-nos demonstrado o astronauta. Ele fica na sua posição mas o utilizador pode visualizar o objecto de todos os ângulos através da realidade aumentada. Para já não parece ter mais animações. Mesmo assim, a interface de exploração parece estar minimamente fluída.

Segundo nos revela a própria, nos próximos meses teremos centenas de milhares de dispositivos Android e iOS capazes de proporcionar uma experiência de realidade aumentada. À medida que os dispositivos evoluem e incorporam novos sensores isto servirá de suporte aos planos futuros da tecnológica norte-americana.

Em breve, no teu Google Chrome:

Para que a tecnológica consiga trazer uma experiência de realidade aumentada através do seu Google Chrome (browser / navegador), ainda há muito trabalho a ser feito. Contudo, não temos dúvidas de que o futuro passará por aqui. O protótipo que acima podem ver, tal como no final do artigo, mostra-nos já a tecnologia num avançado estado de desenvolvimento.

A norte-americana traz trazer esta exploração em realidade aumentada às várias plataformas. Desde a vertente Web do Google Chrome até mesmo ao navegador que temos no nosso dispositivo Android. Para já, a empresa está a tentar uniformizar a experiência de utilização em ambas as plataformas. Cada qual com as suas especificidades e detalhes técnicos.

Realidade Aumentada será o próximo grande passo do Google Chrome

Para mobile (smartphones e tablets), a empresa quer que o seu Google Chrome seja capaz de permitir o arrasto, o zoom, a navegação e rotação pelo modelo 3D. Quer que tudo isto seja tão intuitivo quanto o fazer um zoom numa imagem com o aproximar de dois dedos (gesto de pinça).

Segundo a própria, com a realidade aumentada os modelos ganham vida. Misturando o mundo real com um objeto fictício e digital. Para que todo e qualquer utilizador possa experimentar um novo passo e evolução na tecnologia. Para que seja mais que uma brincadeira ou função para crianças. Para que seja uma ferramenta útil, ou pelo menos cativante.

Poderás, ao navegar na Web, encontrar, por exemplo, uma cadeira, um boneco, um objeto, um modelo que querias inspecionar. Com a Realidade Aumentada poderás selecionar esse mesmo modelo, arrastá-lo para o teu espaço.

Pega nessa cadeira, nesse candeeiro ou qualquer outro objeto e transporta-o para o espaço que te rodeia. Em seguida, poderás ver como fica no teu espaço. Poderás andar à sua volta, ver como ficaria de vários ângulos, etc. A Google está a desenvolver uma interface simples e intuitiva que te apresentará um botão quando encontrar um modelo que possa ser "descarregado" para o mundo real.

Realidade aumentada, do Chrome para o smartphone

Ao pressionar esse botão (mágico), o "astronauta", neste caso, aparecerá à tua frente no ecrã do smartphone, por exemplo. A partir daí, feito o render do modelo, os utilizadores poderão interagir com ele.

Poderás fixar o modelo para caminhar no seu redor. Poderás ajustar o seu tamanho e claro, rodar todo o modelo. Desta forma terás também uma sensação de escala que nenhuma imagem ou vídeo conseguem proporcionar. As suas aplicações serão inúmeras para o nosso dia-a-dia.

Através do seu Google Chrome a empresa quer dar-te a oportunidade e as ferramentas para retirares todo o proveito da realidade aumentada. Querem utilizar todos os gestos que já usamos no Android para que toda a navegação seja fácil, simples e acima de tudo intuitiva.

Agora, resta-nos ser um pouco mais pacientes. As novidades estão a ser desenvolvidas e poderás acompanhar o seu avanço aqui, no Google Developers Blog.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.