Recentemente, uma equipa britânica de médicos usou o Apple Vision Pro numa cirurgia à coluna de um paciente, em Londres.
Em entrevista aos meios de comunicação, a assistente cirúrgica Suvi Verho elogiou o dispositivo da Apple, chegando mesmo a afirmar que devido aos resultados obtidos, o dispositivo pode revolucionar o campo da cirurgia no futuro.
Apple Vision Pro substitui Microsoft HoloLens 2
Esta não é a primeira vez que esta equipa recorre à tecnologia de Realidade Aumentada para efetuar cirurgias. Habitualmente, nesta sala de operações era utilizado o Microsoft HoloLens 2, mas desta vez, este dispositivo foi substituído pelo Apple Vision Pro.
Em declarações à imprensa, a assistente Suvi Verho elogia o dispositivo da Apple e parece sugerir que este pode fornecer uma atualização significativa face ao modelo da Microsoft.
O cirurgião Syed Aftab, outro elemento desta equipa médica, explica os benefícios do headset da Apple. “Durante uma cirurgia, muitas vezes, os enfermeiros trabalham com instrumentos desconhecidos.
Mas com o Apple Vision Pro podem aprender e adquirir experiência” em ambiente virtual, “reduzindo assim o tempo de aprendizagem dentro de uma sala de cirurgia real”.
Redução de margem de erro e mais precisão cirúrgica
Mas, de acordo com esta equipa de cirurgiões, existe ainda outra vantagem bastante relevante. O Vision Pro permite visualizar e aceder aos instrumentos, dentro do campo operatório, o que tem potencial para melhorar a “precisão cirúrgica, reduzir a margem de erro e melhorar a eficiência geral”.
Para já, estes testes funcionam apenas como casos de estudo, mas é provável que num futuro a médio prazo, o Apple Vision Pro possa acumular mais uma função ao seu currículo, funcionando também como instrumento cirúrgico.