Razer celebra o Dia Mundial do Ambiente com novos ratos Gaming

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Os Razer Basilisk V3 e o Razer DeathAdder Essential são os primeiros ratos gaming a receber a certificação ECOLOGO da UL, chegando agora como mais recente periférico para jogos. O seu anúncio ocorre neste 6 de junho, Dia Mundial do Ambiente.

Temos dois novos ratos para os jogadores mais ávidos, com caraterísticas dignas de nota e atributos clássicos no seio desta fabricante líder. Todavia, o destaque vai agora para a componente sustentável com os materiais e conceção dos novos ratos.

Estes são os novos ratos Razer Basilisk V3 e Razer DeathAdder Essential

A Razer, a marca líder global em lifestyle para gamers, comemorou o Dia Mundial do Ambiente anunciando que o Basilisk V3 e o DeathAdder Essential.

São os primeiros ratos gaming a obter a certificação ECOLOGO pelo líder global em ciências de segurança, UL (Underwriters Laboratories).

Os ratos passaram pelo UL2710, o Guia de Investigação para Sustentabilidade de Dispositivos Eletrónicos Portáteis, que os certifica como produtos sustentáveis.

De acordo com a própria, a Razer passou por este processo de certificação para garantir aos fãs que os ratos mais vendidos do mercado correspondem com rigorosos padrões de desempenho ambiental.

Assim, a obtenção da marcação ECOLOGO significa que os produtos foram avaliados por um corpo científico independente e estão alinhados com o objetivo da Razer de total transparência com a comunidade.

O facto de a Razer ter os primeiros ratos gaming com certificação ECOLOGO é uma homenagem ao compromisso da marca em criar produtos mais verdes, um pilar importante no plano de sustentabilidade a dez anos #GoGreenWithRazer.

São os primeiros ratos gaming a receber o ECOLOGO da UL

Mais concretamente, para certificar o Basilisk V3 e o DeathAdder Essential com a marca ECOLOGO, a UL analisou vários critérios de sustentabilidade. Avaliaram que os ratos cumprem os regulamentos de substâncias químicas perigosas da UE e também os avaliaram quanto à irritação e sensibilização da pele.

A UL também estudou o processo de gestão de reparação e substituição da Razer. Componente que abrange a facilidade de abertura do produto por reparadores autorizados e como a Razer comunica aos prestadores de serviços quais os componentes que requerem tratamento seletivo de resíduos.

A embalagem sustentável é outro critério que os ratos cumprem, uma vez que são embalados com materiais certificados pelo FSC (Conselho de Gestão Florestal). Estão livres de metais pesados e cloro e com impressão em tinta de soja sustentável para que as embalagens possam ser facilmente recicladas.

Por fim, a UL também inspecionou as instalações da Razer para certificar que os ratos são produzidos em instalações com controlo ambiental responsável, conforme evidenciado pela certificação ISO 14001.

A Razer e UL avançam a produção sustentável de produtos gaming

Esta não é a primeira vez que a Razer e a UL trabalham em conjunto e são as pioneiras de sustentabilidade no mercado. Com efeito, no ano passado, na RazerCon 2021, a celebração digital de tudo sobre jogos, a Razer anunciou uma parceria com a UL para promover um rótulo ecológico de Declaração de Produto Ambiental (EPD) Tipo III. Isto para incentivar a produção sustentável de equipamentos gaming. Algo que foi motivado pelo facto da indústria de jogos não possuir uma forma padrão de medir a sustentabilidade dos produtos, e a Razer procurou criar uma.

O Basilisk V3 e o DeathAdder Essential #GoGreenwithRazer

O Basilisk V3 é um dos ratos gaming com RGB mais personalizáveis da Razer. Está equipado com o Sensor Ótico Razer Focus+ 26K DPI. Tem também os Switches Razer Óticos para Rato da 2ª Geração com uma velocidade de atuação de 0.2ms que elimina qualquer risco de cliques duplos não intencionais.

O DeathAdder Essential, por outro lado, foi escolhido não apenas por ser um dos modelos mais vendidos da Razer, mas também porque é obrigatório numa configuração gaming digna desse nome. Incorpora um sensor ótico de 6,400 DPI, permite o rastreamento rápido e preciso para ótimo controlo. Tem design ergonómico que proporciona conforto durante longas horas de jogo.

Em suma, apesar de já existirem no mercado há algum tempo, ambos os ratos ganham agora uma nova e importante certificação. É mais uma vitória para a Razer neste Dia Mundial do Ambiente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple WWDC 2022: vê aqui em direto a apresentação do iOS 16 e muito mais
  • Realme GT Neo 3T: tudo o que precisas de saber sobre o smartphone Android
  • Google Pixel 7 Pro: smartphone terá uma resolução 'secreta' com o Android 13
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.