Radeon RX 6600 XT: revelada imagem da possível gráfica AMD

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Em plena crise de escassez de componentes, com falta de semicondutores, chips e demais componentes essenciais à produção de novas placas gráficas e diversos eletrónicos, vemos agora as primeiras imagens da suposta nova AMD Radeon RX 6600 XT.

Em causa está uma série de imagens partilhadas no Twitter, de cariz fidedigno, mas sem se poderem tomar como verídicas até à apresentação efetiva da nova gráfica AMD. Ainda assim, a nova placa gráfica AMD pode já ter sido revelada na Internet.

A nova placa gráfica AMD será baseada em Navi 23 XT

A fuga de informação foi perpetrada pelo famoso leaker @Broly_X1, fonte habitual de vários detalhes sobre smartphones, gadgets e produtos informáticos ainda por lançar. Foi pela sua mão que a rede social Twitter, e em seguida o mundo veria estas imagens.

Em causa está uma fotografia real daquilo que pode ser a nova placa gráfica Radeon RX 6600 XT. Contudo, na fotografia não está presente esta nomenclatura ao fazer uma ampliação na zona em questão. Vemos, no entanto, a indicação "Navi 23 XT" bem clara.

Também de acordo com a sua publicação, esta nova gráfica AMD estará equipada com 8 GB de memória RAM GDDR6. Note-se ainda que o leaker afirma que a sua fonte foi, entretanto, eliminada no texto que acompanha as imagens no tweet em questão.

Será esta a nova placa gráfica Radeon RX 6600 XT?

Com recurso a software de edição de imagem conseguimos fazer uma ampliação da mesa com o intuito de decifrar as informações presentes. Aí, efetivamente, temos a indicação da quantidade de memória GDDR6 RAM (8 GB) e a referência ao Navi 23 XT.

Mais ainda, temos o país de fabrico - China - bem como a referência à entidade PC Partner Limited, uma empresa chinesa sediada em Hong Kong. Esta referência vem dar credibilidade não só à imagem como ao produto nela retratado. Mais concretamente, é provável que esta seja uma edição personalizada pela empresa em questão, aqui a trabalhar com a AMD.

Por fim, a etiqueta dá-nos indícios da presença de até quatro conectores de vídeo. Mais concretamente, três portas DisplayPorts, bem como uma HDMI, isto de acordo com a interpretação mais comum e consoante os rumores que já circulam.

Os rumores apontam uma apresentação para 1 de junho

De acordo com o portal videocardz.com, a AMD apresentará a nova gráfica Radeon RX 6600 XT no dia 1 de junho. Será, segundo esta fonte, uma placa gráfica com 2048 núcleos de processamento e entregará um boost clock de 2,684 Mhz.

Pode apresentar um consumo energético de 130 W e integrar até 16 Gbps no respeitante ao clock de memória. Poderá apresentar-se em duas versões, para computadores portáteis e fixos (desktops).

Por fim, corre ainda o rumor que este será um dos chips que poderão integrar o sistema de entretenimento dos carros elétricos da Tesla.

s

Editores 4gnews recomendam:

  • Nintendo Switch ofusca (e muito) vendas da Xbox Series X e PS5
  • Apple iPhone 12 supera até o mais procurado dos smartphones Android
  • Mensagens da Google ganham esta boa novidade! Já a descobriram?
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.