Queres um smartphone com 5G a preço decente? A Huawei promete fazer isso em 2020!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Com a revelação dos novos Mate, a Huawei apresentou também mais capacidades no 5G. A empresa chinesa é uma das pioneiras no setor e uma das mais fortes.

O 5G está a chegar, isso é um facto. Só nos falta saber quanto tempo demorará até estar com a qualidade de cobertura do 4G. As operadoras estão a apostar na tecnologia, mas também estão os fabricantes de smartphones.

Huawei terá 5G nos smartphones de gama média para o ano

Depois da revelação do Huawei Mate 30, o CEO do setor mobile da marca, Richard Yu, deu uma entrevista aos jornalistas onde respondeu algumas das suas questões.

Uma delas foi relativamente ao 5G. O executivo da Huawei afirmou que este ano o 5G era dedicado aos smartphones de gama alta, contudo, a tecnologia chegará aos terminais intermediários já para o ano que vem.

"O 5G atingirá definitivamente os terminais intermediários e até a gama de preços mais baixos a partir do próximo ano". Continuou dizendo que "este ano a (nossa) segmentação premium é 5G, no próximo ano iremos para smartphones 5G de nível médio e, posteriormente, para o nível baixo."

Quais os smartphones que receberão 5G para o ano

Com estas afirmações, podemos imaginar que os smartphones "lite" serão um dos primeiros a ter tais características. Espera-se também que os smartphones da Honor, submarca da Huawei, também trarão a tecnologia.

Assim sendo, olhando para este ponto de vista, os telemóveis Huawei com o valor a rondar os 200€ e 300€ deverão começar a integração do 5G nos gama média.

Os telemóveis da Huawei tem outro grande problema para resolver

Por muito que fique feliz com a integração do 5G nos smartphones de gama média, nada isso adianta se os mesmos não contarem com os serviços Google.

Os Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro foram os primeiros a não trazerem os serviços Google e aplicações como a Google Play Store. Ou seja, ainda que o 5G seja importante nos smartphone do próximo ano, acredito que a Huawei terá mais com que se preocupar.

Editores 4gnews recomendam:

  • Processador do Huawei Mate 30 Pro deixa a desejar no AnTuTu Benchmark
  • Eis como funciona um Tesla com o piloto automático
  • Estas são as aplicações Google que o Huawei Mate 30 Pro não terá
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.