Queres um iPhone com Fortnite instalado? Só tens de pagar uma pequena fortuna

Carlos Oliveira
Comentar

Um dos temas mais quentes da última semana foi a remoção do popular battle royale Fortnite das principais lojas de aplicações para smartphones. O que significa que os utilizadores iOS deixarão de poder instalar este jogo nos seus equipamentos.

Se já o tens instalado no teu iPhone ou iPad estás salvaguardado e também com uma pequena raridade na tua posse. Conscientes desse facto, alguns utilizadores mais astutos já colocaram à venda os seus iPhones, com o Fortnite instalado, por preços exorbitantes.

Um iPhone 11 Pro Max com Fortnite pode custar quase 12 mil euros

Estás a imaginar aquela moeda antiga que o teu avô tem lá em casa e que atualmente pode valer uma fortuna? Essa ideia está a ser aplicada aos iPhones, neste caso aqueles que ainda têm o Fortnite instalado.

No Ebay encontram-se já vários iPhones à venda com Fortnite a serem vendidos por valores absurdos. O caso mais extremo é o de um iPhone 11 Pro Max a custar 11.968€.

iPhone Fortnite

Existem ainda outros anúncios com equipamentos semelhantes com preços a rondar os 4000€. Mais acessíveis que o exemplo acima dado, mas que não deixam de ser valores absurdos simplesmente porque têm o Fortnite instalado.

Esta prática não é nova já que há poucos dias começaram a surgir também iPad´s com o popular jogo da Epic Games instalado. A ideia, creio eu, será tentar apanhar alguém mais ingénuo e fazer um verdadeiro "negócio da China".

O que motivou estes negócios ridículos?

Estas ideias são um dano colateral do confronto que existe entre a Apple e a Epic Games, produtora do Fornite. Quando o estúdio de jogos decidiu lançar o seu próprio sistema de pagamentos, para fugir às taxas da Apple e Google, não tardou até que as gigantes americanas removessem o Fortnite das suas lojas de aplicações.

Se no caso do Android isso poder ser contornado com a instalação do jogo através de um APK, no caso do iOS as coisas são bem diferentes. O sistema operativo da Apple não permite a instalação de aplicações fora da App Store, portanto, quem ainda não tinha o Fortnite, não será agora que o conseguirá.

Por isso, os iPhones com o Fortnite instalado assumiram um cariz de raridade e não tardou até que alguém tentasse tirar proveito dessa situação. Resta saber se alguém estará disposto a pagar tanto por um smartphone só por um jogo.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.