Queres trabalhar na Tesla? Este é o processo de recrutamento rigoroso

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

Em 2022, a Tesla recebeu mais de 3,6 milhões de inscrições de candidatos interessados em trabalhar para a empresa de Elon Musk. Mas o processo de recrutamento da Tesla é um dos mais rígidos e demorados do mercado global de trabalho.

A publicação Business Insider fez uma investigação, durante a qual falou com vários dos atuais engenheiros da Tesla e descobriu que desde o início do processo de recrutamento até à entrada efetiva na empresa podem passar-se vários meses.

Processo envolve de até 9 entrevistas, testes e, às vezes, uma carta a Musk

logotipo da Tesla
Em 2022, a equipa de recrutamento da Tesla recebeu milhares de candidaturas para analisar Crédito@AndreasRasmussen

De acordo com o Business Insider, o processo rigoroso de contratação da Tesla pode envolver de até nove entrevistas, testes e até uma carta para Elon Musk. A publicação cita como fontes atuais engenheiros a trabalhar na empresa que estão aqui em anonimato para proteção do seu posto de trabalho.

O primeiro passo é garantir uma primeira entrevista através do envio do currículo para a página carreiras da marca, ou conversar com um representante da Tesla num evento de networking ou ainda pedir a alguém da própria marca que use o sistema de recomendação interno da Tesla para apresentação de currículo.

Este passo, muitas vezes, conta com a participação de milhares de candidatos. Recrutadores analisam depois todos os currículos e elegem um grupo de cerca de metade das candidaturas para seguirem para a próxima fase.

Depois, acontece a primeira entrevista que serve, sobretudo, para avaliar se o candidato tem capacidades para se adaptar à cultura da empresa. Aqui são feitas as habituais perguntas que incluem a razão da candidatura a um posto de trabalho na Tesla.

Entrevista técnica dita passagem à fase seguinte

Todos os candidatos que são considerados capazes de se adaptar à empresa, seguem para outra entrevista que será feita com um diretor e, pelo menos, mais um engenheiro da potencial equipa para a qual o candidato poderá seguir.

Esta entrevista entra já num campo mais técnico e, por vezes, incluem um teste que pode ser feito na altura ou em casa.

Um dos engenheiros contactos pela Business Insider avisa os futuros candidatos que não devem tentar impressionar os recrutadores. “Se não sabem alguma coisa, devem assumir logo, porque são feitas perguntas de acompanhamento”.

Quem for novamente aprovado passa a nova ronda de entrevistas que podem estender-se entre as quatro e seis horas.

Aqui é pedido ao candidato que apresente um projeto em 15 a 30 minutos, que terá de seguida uma sessão de perguntas sobre o que foi apresentado. Os trabalhadores da Tesla recomendam que os candidatos apresentem projetos feitos na universidade ou ideias pessoais e alertam para que nada confidencial seja apresentado. Este é um sinal de alerta e chumbo certo.

Entrevistas individuais podem implicar mais de 40 horas de preparação

Depois da sessão de apresentação e perguntas, o candidato é entrevistado por entre quatro a seis engenheiros que tenham assistido à sessão. Mas atenção cada engenheiro faz uma entrevista individual com a duração de 30 minutos que pode ser presencial ou através de videochamada.

Alguns funcionários da Tesla confessaram ao Business Insider que passaram mais de 40 horas a preparar esta fase do recrutamento.

De acordo com as fontes da publicação, o candidato deve saber descrever, pormenorizadamente, o projeto e explicar a razão para ter feito a abordagem apresentada, assim como equacionar outras maneiras de concretizar o projeto.

De seguida, este painel de engenheiros vai fazer uma votação cega, ou seja, vão votar em simultâneo sem trocarem impressões entre si. O candidato é pontuado de um a quatro pontos, mas baste que um destes engenheiros dê um ponto para ser logo rejeitado.

Geralmente, pontuações de quatro ou três pontos são consideradas como positivas para a futura contratação. Segundo um atual engenheiro da Tesla, apenas metade dos candidatos entrevistados consegue passar à fase seguinte.

Recrutamento pode durar seis meses

Alguns candidatos recebem a oferta de trabalho nesta fase. Mas tratando-se de candidaturas para cargos de nível superior, ainda há mais uma fase que começa por envolver uma entrevista com um diretor ou vice-presidente da empresa.

Por vezes, é também pedido que os candidatos escrevam uma carta, na qual devem explicar três razões pelas quais seriam adequados para trabalhar na Tesla. Algumas destas cartas chegam mesmo às mãos de Elon Musk que, no passado, já mostrou vontade de aprovar todas as futuras contratações.

Tudo somado o processo de recrutamento da Tesla pode durar cerca de seis meses. Infelizmente, quando contactada pelo Business Insider, a Tesla não quis comentar o seu processo de recrutamento rigoroso.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt