O teu smartphone Android está a ficar mais lento, com as apps a demorarem uma eternidade a carregar? Antes de passares à solução drástica de repores as definições de fábrica, tenta este truque: limpar a cache. Neste artigo mostramos-te como.
Como limpar a cache de um dispositivo Android
Tens duas formas para limpar a cache de um dispositivo Android: limar as caches das aplicações individuais e do sistema. A primeira consiste nos seguintes passos:
- Navega até ao menu Definições. De seguida escolhe Aplicações
- Aqui vais encontrar uma lista com todas as aplicações usadas recentemente
- Procura a app da qual queres limpar a cache.
- Agora procura opções relacionadas com Armazenamento e Armazenamento e Cache.
- Seleciona Limpar Cache e já está.
- Para limpares a cache do sistema, deves fazer o seguinte:
- Desligar o smartphone.
Para entrar no modo de recuperação geralmente tens de carregar no botão de ligar/desligar e de volume, em simultâneo. Se este método não resultar, pesquisa online qual o processo do teu smartphone.
Depois, já no modo recuperação, usa os botões de volume para navegação e o botão ligar/desligar para selecionar opções.
Procura a opção Limpar Partição de cache. Seleciona esta opção e confirma a limpeza, seguindo as indicações no ecrã.
Limpar a cache não vai eliminar qualquer informação importante. No entanto, é possível que em algumas aplicações seja necessário fazer novamente login.
Benefícios em limpar a cache de um dispositivo Android
Existem vantagens significativas em limpar a cache de um dispositivo Android. Por exemplo, o desempenho do terminal fica melhor. Tudo porque esta limpeza vai libertar recursos que podem ser aplicados na melhoria generalizada da performance.
Os arquivos cache também ocupam uma quantidade impressionante de espaço. Ao fazeres esta limpeza, podes ganhar mais espaço em armazenamento que fazem sempre falta para mais uma app, fotografia, etc.
Por vezes, um arquivo cache corrompido pode levar ao mau funcionamento ou funcionamento deficiente de uma aplicação. Ao limpares a cache podes corrigir estes dois problemas.