Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Queres o Novo Renault 5 Turbo 3E? Prepara 50 mil euros... só para a reserva

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Lembras-te da reinterpretação moderna e totalmente elétrica do icónico Renault 5 Turbo que a marca francesa revelou em março? O Renault 5 Turbo 3E é real e, se tens muito dinheiro de lado, podes tentar garantir um dos poucos que serão produzidos. A Renault abriu o período de reservas para este "mini-supercarro" elétrico.

Mas prepara-te: a produção será limitadíssima a 1 980 unidades numeradas, o preço de lançamento começa nuns estonteantes 155 000 euros. E foi revelado que só para teres o direito a ficar na fila de espera prioritária, tens de adiantar já 50 000 euros de depósito.

renault

O processo para tentar garantir um destes brinquedos exclusivos não é propriamente simples. Tens de começar por preencher um formulário no site dedicado que a Renault criou para o efeito e escolher um concessionário. Depois, o concessionário entra em contacto contigo para agendar uma reunião presencial no showroom.

Só aí é que assinas o formulário de reserva e efetuas o pagamento dos tais 50 000 euros. Este valor dá-te prioridade quando as encomendas abrirem oficialmente (lá para 2027) e, se quiseres mesmo escolher o número de série do teu carro (dentro dos 1 980), isso será um extra pago à parte.

A Renault refere que este sistema de reserva com depósito elevado faz parte de um modelo de "financiamento antecipado", onde os primeiros clientes e concessionários ajudam a financiar o desenvolvimento final do carro. E o que é que compras com tanto dinheiro? Uma máquina verdadeiramente radical.

renault

O que esperar do Renault 5 Turbo 3E

O Renault 5 Turbo 3E assenta numa plataforma de alumínio feita à medida e tem uma carroçaria totalmente em fibra de carbono, o que ajuda a manter o peso abaixo dos 1 450 kg. As dimensões são compactas em comprimento (4,08m) mas muito largas (2,03m). A tração é exclusivamente traseira, assegurada por dois motores elétricos inovadores montados diretamente nas rodas traseiras.

A potência combinada equivale a 540 cavalos e o binário anunciado é de 4800 Nm (disponível instantaneamente), permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos. Para alimentar esta "besta", tens uma bateria de 70 kWh integrada numa arquitetura elétrica de 800 Volts.

O Turbo 3E suporta carregamento em corrente contínua (DC) até uns impressionantes 350 kW. O que, segundo a Renault, permite carregar a bateria dos 15% aos 80% em apenas 15 minutos. A autonomia esperada em ciclo WLTP é superior a 400 km. O carro contará ainda com serviços da Mobilize, incluindo carregamento bidirecional (V2L e V2G).

renault

Personalização começa em 2026

Depois de reservares o teu lugar na fila (e pagares os 50 000 euros), tens de esperar. No início de 2026, serás contactado para a fase de personalização. Aqui poderás escolher entre cores históricas dos R5 Turbo originais ou novas opções, e trabalhar com os designers da Renault para definir materiais e acabamentos interiores (bancos, painéis, tablier), tornando cada um dos 1 980 carros verdadeiramente único.

A encomenda final só será formalizada na primeira metade de 2027, altura em que o depósito será descontado do valor total. As primeiras entregas estão previstas para mais tarde em 2027, assumindo que a homologação do veículo (que ainda não está concluída) corre como planeado. Recorde-se que este projeto foi desenvolvido pela Alpine e será produzido na fábrica da Alpine em Dieppe, com a arquitetura de software a cargo da Ampere.

As reservas, como dissemos, abriram no site da Renault, com o preço base anunciado de 155 000 €.

Lisen carregador para carro
8,12 €Amazon.es
9,58 €-15%
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.