Estamos perto do lançamento dos iPhone 16, onde o máximo de armazenamento se deve situar em 1 TB como nos antecessores. Alguns utilizadores podem achar isso exagerado, mas a Apple está a preparar algo mais.
Segundo a empresa de pesquisas TrendForce, a Apple deve começar a lançar iPhones com células quad-level (QLC) de armazenamento em 2026. Os efeitos práticos disto serão o facto de podermos ter equipamentos com até 2 TB de armazenamento.
iPhone com 2 TB de armazenamento fica mais perto
Tal como o explica o MacRumors, QLC é uma tecnologia de armazenamento mais densa que o triple-level cell (TLC) que temos nos iPhones atuais. Basicamente, com a futura tecnologia poderíamos ter mais armazenamento sem aumentar o tamanho dos equipamentos para esse efeito.
A TrendForce estima que esta tecnologia deva ser aplicada pela Apple até 2026. Por isso, só no iPhone 18 é que existe a certeza de que teremos 2 TB de armazenamento como opção de compra para os utilizadores, segundo esta fonte.
A Apple pode mesmo vir a usar a tecnologia tanto nos modelos de 2 TB como em futuros modelos de 1 TB, segundo o que o DigiTimes já avançou no passado. Mas dificilmente será algo a aparecer no lançamento de setembro deste ano.
Com o iPhone 15 Pro Max de 1 TB a custar 1999 €, é de esperar que um iPhone com 2 TB de armazenamento possa mesmo superar essa fasquia. Será que em 2026 vamos ter um iPhone a custar mais de 2000 €? É cada vez mais uma possibilidade.