Nos últimos tempos, não é propriamente uma novidade dizer que a Inteligência Artificial (IA) tem sido um dos temas quentes. As empresas tentam inovar nesse campo e a Google é um desses exemplos. Ao que tudo indica, há um novo recurso de IA a caminho: o RealFill.
Posto isto, a questão é: o que é a ferramenta, ao certo? De acordo com a Android Authority, esta serve para concluir imagens autênticas com mais precisão. Para isso, precisa de ter até cinco imagens de referência.
Tendo esses elementos de comparação, o novo recurso de IA da Google consegue prever como ficaria a fotografia em condições ideais. Assim, o RealFill consegue expandir imagens e melhorar o seu enquadramento com base nas referências. Na imagem abaixo, podes ver como funcionaria o recurso, na prática.
A patente foi registada na semana passada
Com base na mesma fonte de informação, a tecnologia RealFill foi registada na semana passada. Ao que consta, este tecnologia começou a aparecer no final de 2023 num artigo de pesquisadores da Google e da Universidade de Cornell.
O artigo em questão chamava-se “Geração baseada em referência para conclusão de imagem autêntica”. Sobre o recurso, sabe-se que este deverá conseguir dar imagens a partir de pontos de vista e condições de iluminação bastante diferentes.
No entanto, também há alguns aspetos menos positivos associados ao RealFill. De acordo com a Android Authority, este terá de passar por um “processo de ajuste fino baseado em gradiente” nas imagens iniciais. Na prática, isto fará com que esse processo possa ser lento.
Outro dos problemas tem a ver com as imagens de referência definidas. A mesma fonte refere que, se houver diferenças notórias entre as imagens de referência e a imagem alvo, os resultados podem ser insatisfatórios.
Quando chegará o recurso?
Com o registo da patente, poderia surgir a ideia de que o recurso também está prestes a chegar ao público. No entanto, como alerta a Android Authority, especialista em assuntos Android, o registo nem sempre se traduz necessariamente no lançamento da ferramenta. Por isso, não há data prevista para a disponibilidade deste recurso.
Ainda assim, é possível que o RealFill possa aparecer numa série futura do Google Pixel ou até no Google Photos.