A nova série iPhone 17 só vai ser lançada em setembro e, de acordo com os rumores divulgados até ao momento, a Apple vai fazer alterações no design e também na câmara dos modelos mais avançados, pelo menos.
Mas os rumores já divulgados sobre o iPhone 18 dão que pensar. É que este modelo vai trazer consigo um desempenho e uma eficiência energética que vai elevar o smartphone da Apple a outro patamar.
Processador de 2 nm e mais memória RAM

Vamos a mais pormenores. Recentemente, o analista Jeff Pu, avançou que os processadores A20 e A20 Pro, presentes na série iPhone 18, vão ser baseados no processo de 2 nm.
Já toda a geração iPhone 17 e o seu chip A19 vai continuar a basear-se no processo de 3 nm, tal como acontece com a atual série iPhone 16.
Se conseguires aguentar esperar até 2026, vais depois ser compensado com um processador com um desempenho muito mais poderoso e com uma eficiência energética bastante melhorada.
Talvez a Apple seja, mais uma vez, a primeira marca a disponibilizar no mercado um chip baseado num novo processo de fabrico e tu podes estrear a tecnologia.
Mas há outro argumento forte. De acordo com o site Phone Arena, o iPhone 17 Pro e 17 Pro Max vão aumentar a capacidade da sua memória RAM para 12 GB de capacidade. Contudo, toda a série iPhone 18 terá já esta capacidade generosa de 12 GB na sua RAM.
Mais RAM traduz-se em mais poder para multitarefa, jogos e claro recursos baseados em Inteligência Artificial.
Pelo lado menos positivo, a TSMC – fornecedora de chips da Apple – vai cobrar à empresa de Tim Cook um custo mais elevado pelo fabrico dos chips 2 nm. Tal significa que o preço final de venda ao público de qualquer modelo do iPhone 18 pode também sofrer um aumento. O melhor é começares já a poupar para depois teres um iPhone 18 novinho em folha e imbatível no desempenho e autonomia.