Com o grande crescimento da produção de veículos elétricos (VEs) nos últimos anos, os especialistas afirmam que este pode ser um bom momento para quem tem planos de adquirir um, mas prefere economizar e adquirir um modelo de 2ª mão.
Em entrevista à Rádio CBC, o vice-presidente de insights e inteligência da AutoTrader, Baris Akyurek, afirmou que o número de VEs usados no AutoTrader mais que quadruplicou desde 2019. Apenas no mês passado a plataforma registou mais de 8 mil modelos disponíveis, e essa alta demanda fez com que, este ano, o preço de um VE de 2ª mão caísse 11%.
O que é importante conferir num carro de 2ª mão?
VEs, em geral, tratam-se de carros extremamente confiáveis e de baixo custo de manutenção, o que faz deles uma boa aposta para um veículo em 2ª mão. Mas há sempre cuidados a ter no momento de adquirir um carro usado.
Assim como é importante fazer ao adquirir veículos de combustão, é fundamental conferir quilometragem, idade, condição estrutural do carro, entre outros detalhes. No carro do VE, contudo, há cuidados como estado da bateria, que precisam ser visto.
Bateria
É indispensável conferir a capacidade de carregamento da bateria do carro. Assim como ocorre em telemóveis e computadores portáteis, a bateria vai perdendo sua capacidade de carregamento com o tempo, o que pode afetar a aceleração do VE e um menor alcance da carga.
Por este motivo, uma métrica muito importante é justamente esta capacidade restante da bateria, informação que pode ser encontrada no computador do carro e confirmada pelo revendedor ou técnico.
De acordo com Cara Clairman, presidente e CEO do grupo de defesa de veículos elétricos Plug'n Drive, o mais indicado é optar por carros cuja a bateria tenha pelo menos 90% de estado de saúde, mas um número um pouco abaixo disso ainda é aceitável, principalmente para condutores que costumam fazer trajetos mais curtos, em vez de grandes viagens.
Garantia
A maioria dos veículos tem garantia de até 8 anos. Optar por um VE de 2ª mão que ainda conte com um bom tempo dessa garantia pode ser um ponto bem positivo.
Substituição de peças
Pesquisa os custos de manutenção e das peças da marca do carro que pretendes adquirir. Algumas marcas podem disponibilizar o veículo a melhores preços, mas contar com peças de difícil aquisição.
Tipo de carregador
Verifica se o carro vem com carregador e qual o tipo (tomada doméstica, trifásica, etc.). Avalia também a disponibilidade de estações de recarga compatíveis com o tipo de carregador do veículo na tua região e nos caminhos que fazes no teu quotidiano.
Perguntas importantes a fazer no momento de comprar um VE de 2ª mão
O carro foi usado para dirigir em longas distâncias?
Descargas profundas repetidas podem ter um impacto negativo na saúde da bateria.
O carro foi armazenado em uma área climatizada? Foi exposto a temperaturas extremas?
Temperaturas muito frias ou muito quentes podem afetar a saúde da bateria.
O proprietário anterior conduziu agressivamente?
Pode ser uma forma de avaliar a integridade do carro.
O carro ainda está a receber atualizações de software? Ainda deve receber por quanto tempo?
Quanto mais tempo o carro receber atualizações, mais tempo estará com os melhores recursos de software e estará sujeito a menos problemas.
Já foi submetido a algum recall? Teve algum problema?
É importante saber se tem ou teve algum problema e se esse problema repetiu-se ou foi resolvido definitivamente.
O carro está em dia com as manutenções preventivas recomendadas pelo fabricante?
É importante verificar se não terás que já realizar uma manutenção pouco depois da compra, e se o carro está com tudo em dia.
Quais são os recursos e opcionais?
Verifica quais recursos e opcionais o carro usado possui e se são importantes para ti, como teto solar, ar-condicionado automático, piloto automático, etc.