Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Quase metade dos portugueses paga serviços de streaming como a Netflix

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O streaming está a conquistar os portugueses. Quase metade (42,8%) dos utilizadores de internet no país já subscreve serviços de videostreaming on demand. São os dados mais recentes divulgados pela ANACOM.

Falamos de serviços como a Netflix, Disney+ e Max. No entanto, Portugal ainda está atrás da média europeia. Ocupa a 19.ª posição no ranking da União Europeia.

Portugal ocupa a 19.ª posição da UE na adoção de serviços de streaming

Segundo o comunicado da ANACOM, os jovens, estudantes e pessoas com ensino superior são os que mais utilizam serviços de videostreaming. Nos últimos dois anos, o crescimento foi notório entre os desempregados e jovens adultos (25 a 34 anos). Por outro lado, a adesão foi menor entre as pessoas com mais de 45 anos e com baixa escolaridade.

Apesar do crescimento, Portugal ainda apresenta uma "divisão digital" em relação ao streaming. A penetração destes serviços é inferior à média europeia em todos os grupos sociodemográficos. Existe maior disparidade entre as pessoas com baixa escolaridade, os mais velhos e os reformados.

A adesão ao streaming é maior nas zonas urbanas. Mas mesmo nestas áreas, Portugal fica abaixo da média da UE. Desde a chegada da Netflix a Portugal em 2015, o mercado de streaming tem vindo a crescer. Surgiram novas plataformas e todas pretendem conquistar o seu espaço.

A Amazon Prime Video, Max, Disney+, Apple TV+, e muitas outras, possuem uma vasta gama de filmes, séries e documentários. O que acaba por aumentar a concorrência e a oferta disponível. O comunicado da ANACOM confirma que o streaming está a tornar-se uma forma de entretenimento cada vez mais popular em Portugal. Mas parece haver ainda há um longo caminho a percorrer para atingir a média europeia.

Se procuras um excelente tablet para consumo de streaming, o Honor Magic Pad 2 é o modelo que aconselhamos até 500 €.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.