Quase elétrico: o próximo BMW M5 é maior e mais poderoso

Afonso Henriques
Afonso Henriques
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Estamos a entrar numa nova era de desportivos das grandes marcas, com a tecnologia de propulsão elétrica a desenvolver-se cada vez mais. Com a última versão de estrada do modelo de série 5 já em circulação, a BMW virou agora as suas atenções para um dos icónicos "cabeças de cartaz" dos seus modelos desportivos.

Uma powertrain deslumbrante

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Crédito: BMW Group Pressroom

O BMW M5 2025 oferece 717 cavalos e mais de 1000nm de torque, através de uma motorização híbrida desenvolvida pela M, a divisão desportiva da BMW. Assim, vemos pela primeira vez um M5 com um motor semi-elétrico.

Desses 717 cavalos, 577 vêm do motor a combustão (o S68), um V8 de 4.4 litros com duplo turbocompressor. O resto vem, naturalmente, do motor elétrico integrado na transmissão de oito velocidades.

À semelhança dos seus familiares, usa um sistema de tração às quatro rodas que lhe garante uma aceleração dos 0-100km/h em apenas 3.4 segundos.

O valor fantástico de torque chega ao seu pico nas 1,800 rotações por minuto e mantém-se estável até às 6,500 rotações, onde consegue a sua força máxima.

A sua bateria de 14.8kWh oferece 40km de autonomia, com a possibilidade de carregamento de até 7.4 kilowatts.

Benefícios e desvantagens da motorização elétrica

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Crédito: BMW Group Pressroom

Ainda assim, esta novidade elétrica tem um preço, que se fez refletir no peso do automóvel. Enquanto o passado M5 pesava à volta de 1950 quilos, a BMW afirma que a nova máquina pesa à volta de 2444 quilos.

Provavelmente para compensar este aumento de peso, a BMW decidiu inclinar-se para a engenharia de PHEV, com uma nova funcionalidade de "Boost Control" - Os computadores internos do M5 mobilizam, consoante a necessidade, toda a potência disponível no momento para uma explosão de aceleração máxima quase instantânea.

Esta funcionalidade está disponível dos 30km/h aos 144km/h, e requer apenas que o condutor mantenha premida a patilha de mudanças do lado esquerdo do volante durante mais de um segundo. Depois disso, basta carregar no acelerador para libertar toda a força que o M5 consegue oferecer.

Uma incógnita na vertente competitiva

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Crédito: BMW Group Pressroom

Apesar do seu peso desconfortavelmente elevado, a BMW afirma que o M5 foi construído para a pista. Não é surpresa para ninguém que a nova máquina tenha o seu próprio hardware e calibração de suspensão. A sua configuração física de suspensão é quase idêntica à versão de estrada, no entanto, tem amortecedores adaptivos da M e componentes de suspensão leves.

Assim, resta-nos esperar para os testes e resultados da nova máquina da BMW a enfrentar as pistas mais conhecidas do globo.

Afonso Henriques
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O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.