Já se sabe que muitos youtubers ganham fortunas, só por fazer vídeos para a plataforma. Posto isto, a questão é: se os criadores de conteúdo ganham muito dinheiro, quanto é que ganha a plataforma em si?
De acordo com a Android Authority, e com base num relatório recente da Alphabet, foi possível ter uma noção mais concreta dos valores que o YouTube gera. Recorde-se que o Google comprou o YouTube e a Google é detida pela Alphabet.
YouTube, só em publicidade, faz perto de 29 mil milhões de euros
Segundo a mesma fonte, os dados permitem-nos concluir que, só em 2023, o YouTube fez cerca de 29 mil milhões de euros em publicidade. A somar a isso, consta que a Google aufere perto de 32 mil milhões de euros, só em assinaturas.
Ainda assim, importa referir que esta segunda fonte de receita é menos conclusiva. Isto porque, no relatório, não se encontra discriminada a “fatia” financeira pela qual o YouTube se responsabiliza, do total referido.
De qualquer modo, numa conferência recente, Sundar Pichai, CEO da Alphabet, deu a entender que esse valor rondava os 14 mil milhões de euros. Não se tratando de um valor certo, imaginemos um cenário hipotético, onde até era metade do valor referido.
Ao juntar as duas parcelas, verificamos que daria algo como 36 mil milhões de euros. Para termos um elemento comparativo, com base nos dados apresentados pela mesma fonte, confere o dinheiro que geraram outras “gigantes” do entretenimento, em 2023.
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Netflix — 31,3 mil milhões de euros
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Spotify — 13,1 mil milhões de euros
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Amazon Prime Video — 12,9 mil milhões de euros
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Hulu — 10,3 mil milhões de euros
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Disney Plus — 7,7 mil milhões de euros
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Max — 7,1 mil milhões de euros
Ao olhar para os valores, isso permite-nos aferir que o YouTube gera mais dinheiro do que qualquer uma das plataformas mencionadas. Mesmo ficando atrás, a única que ainda “rivaliza” com o YouTube, em termos financeiros, é a Netflix.
Youtube vs outros países
Outro dado curioso, que a Android Authority alerta, tem a ver com a comparação do dinheiro gerado pelo YouTube com alguns países. Para efeitos comparativos, a receita da plataforma é bastante semelhante ao PIB de países como o Paraguai, a Letónia ou o Bahrein.
Basta dar um “salto” até ao Trading Economics, onde conseguimos ter uma noção aproximada do PIB de todos os países no mundo. Se olharmos para a Europa, também é bem maior do que o PIB de Bósnia, Malta, Mónaco, Montenegro, Albânia e Islândia.
Todos sabemos que o YouTube é uma plataforma com muito peso em todo o mundo. Contudo, não deixa de ser interessante colocar as coisas em perspetiva, para entender o seu valor real.