Quanta exposição à radiação causam os auriculares sem fio Bluetooth?

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Estudos já revelaram que segurar o telemóvel próximo do ouvido durante uma chamada pode expor-nos a um certo nível de radiação. Até mesmo as fabricantes como a Apple já incluíram nos seus manuais o alerta sobre não posicionar o smartphone diretamente contra a tua cabeça. O mais seguro, portanto, seria utilizar auriculares, correto? Não exatamente.

Radiação de auriculares sem fio ainda representam riscos

radiação auriculares sem fio
Imagem: Shutterstock / pathdoc e captura de ecrã / YouTube

Conforme reportado pela página JRS Eco Wireless, já existem muitos estudos que mostram os efeitos biológicos dos campos eletromagnéticos (EMFs) que são emitidos pela tecnologia Bluetooth, utilizada nos auriculares sem fio.

Um novo estudo recente, publicado na revista Scientific Reports por Zhou et. al (2024), descobriu que o uso diário prolongado de auriculares Bluetooth estava “fortemente ligado” a um risco aumentado de desenvolver nódulos na tireoide. E a própria Apple já alerta contra segurar AirPods e telemóveis muito próximos ao peito se utilizas um pacemaker, por exemplo.

Há quem argumente que a potência de transmissão de radiação é baixa. Contudo, a distância é muito pequena. A página JRS Eco Wireless explica que a exposição é uma função da potência de transmissão e da distância e diminui com o quadrado da distância. Noutras palavras, a 1 cm de distância, a radiação é 100x maior do que a 10 cm de distância.

Ou seja, os auriculares sem fio podem sim representar uma exposição a radiação realmente alta, algo que aumenta com o tempo de utilização. No vídeo acima, vemos a quantidade de radiação que Airpods passam a emitir no momento em que a case é aberta. Vale destacar que os auriculares Apple ainda utilizam, além do Bluetooth, um campo magnético para se comunicarem entre si.

"Os Airpods sem fio da Apple comunicam-se entre si por meio de um campo de indução magnética, que é enviado pelo cérebro para o auricular no outro ouvido. Não houve nem mesmo estudos feitos sobre o que isso pode fazer ao cérebro, muito menos regulamentações para limitar os possíveis efeitos. Não consigo imaginar que isso seja bom para ti”, afirmou Dr. Joel Moskowitz, da Universidade da Califórnia, numa entrevista à Environmental Health Trust.

Como te proteges dessa radiação

A página ainda dá algumas dicas de como proteger-se da radiação de auriculares sem fio, o que inclui um dispositivo desenvolvido por eles mesmos. Confere abaixo as sugestões:

  • Ao fazeres chamadas, utiliza o alta-voz o máximo possível
  • Não utilizes o telemóvel no junto ao teu corpo o dia inteiro, mas coloca-o na mesa quando possível
  • Utiliza auriculares Airtube: dedicada a melhorar o bem-estar das pessoas reduzindo os campos eletromagnéticos (CEMs) no seu ambiente, a JRS Eco Wireless desenvolveu auriculares com tubos de ar, que impedem que EMFs cheguem aos ouvidos através dos fios.
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.