Qualcomm apresenta a tecnologia aptX Lossless para dispositivos Bluetooth

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnológica norte-americana Qualcomm é responsável pelos processadores Snapdragon e pelo desenvolvimento de várias novas tecnologias e componentes para dispositivos móveis. Com efeito, entre as tecnologias inclui-se, por exemplo, a Snapdragon Sound.

Esta tecnologia Snapdragon Sound agrega várias melhorias que são gradualmente introduzidas pela empresa, sendo a última das quais o formato aptX Lossless que promete uma qualidade de CD, ou equiparável a este padrão, para dispositivos Bluetooth.

A tecnologia Snapdragon Sound integra agora a função aptX Lossless

Tal como o nome sugere, a tecnologia aptX Lossless permite a transmissão de áudio sem perdas via Bluetooth, desde que o transmissor e o recetor o suportem. Isto é, tanto o smartphone (exemplo de emissor) como os auriculares Bluetooth (exemplo de recetor) têm que o suportar.

Assim que ambas as partes suportem a tecnologia aptX Lossless será então possível enviar / transmitir áudio com qualidade de CD via Bluetooth. Teremos, por fim, uma alternativa de qualidade aos auscultadores e auriculares por cabo para transmissão de áudio.

É, com efeito, uma das maiores novidades para o setor de áudio desde a popularização dos auriculares e auscultadores Bluetooth. Uma solução cada vez mais popular desde que os smartphones começaram a abdicar da porta áudio jack de 3,5 mm.

Transmissão de áudio via Bluetooth ser perdas é uma realidade graças à Qualcomm

A funcionalidade ou padrão aptX Lossless não só garante uma melhor qualidade de transmissão de áudio via Bluetooth (sem-fios), como também tem caraterísticas inteligentes. Aliás, é um padrão que pode atingir uma qualidade de 16-bit a 44,1 kHz.

Por norma, contudo, se a intensidade / qualidade da ligação Bluetooth não for muito boa, a transmissão ajusta a taxa de transmissão para garantir que algum áudio chega ao recetor.

Assim, apesar de transmitir por norma a 1 Mbit/s, caso seja necessário, o sinal é automaticamente reduzido para apenas 140 Kbits/s com o intuito de manter a ligação estável para o utilizador.

Incremento de qualidade a chegar aos próximos auriculares e auscultadores Bluetooth

Mais concretamente, o novo aptX Lossless da Snapdragon Sound é uma extensão da tecnologia aptX Adaptive que está presente nos melhores produtos e gadgets dedicados ao áudio sem-fios.

Note-se ainda que esta tecnologia opera uma monitorização constante dos níveis de entrada e saída de sinal, ajustando o que for necessário para garantir a melhor qualidade e estabilidade possíveis.

Esperemos que, finalmente, o maior senão dos auscultadores e auriculares Bluetooh - a qualidade da transmissão de áudio - esteja resolvido. Isto claro, remetendo-nos ao padrão de qualidade a esperar de um CD, sem sequer ousar tocar no formato FLAC.

Por fim, os primeiros produtos e soluções de áudio a suportar o padrão aptX Lossless da Qualcomm chegarão ao mercado no final desde ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • Instagram e Facebook em baixo? Falhas no serviço das redes sociais afetou Portugal
  • MediaTek continua a superar a Qualcomm com mais chips vendidos em 2021
  • 7 produtos Xiaomi em promoção na campanha PCDIGA Back to School
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.