Qualcomm apresenta a tecnologia aptX Lossless para dispositivos Bluetooth

Rui Bacelar
Comentar

A tecnológica norte-americana Qualcomm é responsável pelos processadores Snapdragon e pelo desenvolvimento de várias novas tecnologias e componentes para dispositivos móveis. Com efeito, entre as tecnologias inclui-se, por exemplo, a Snapdragon Sound.

Esta tecnologia Snapdragon Sound agrega várias melhorias que são gradualmente introduzidas pela empresa, sendo a última das quais o formato aptX Lossless que promete uma qualidade de CD, ou equiparável a este padrão, para dispositivos Bluetooth.

A tecnologia Snapdragon Sound integra agora a função aptX Lossless

Qualcomm Snapdragon Sound aptX Lossless
Descrição da nova tecnologia aptX Lossless para dispositivos Bluetooth.

Tal como o nome sugere, a tecnologia aptX Lossless permite a transmissão de áudio sem perdas via Bluetooth, desde que o transmissor e o recetor o suportem. Isto é, tanto o smartphone (exemplo de emissor) como os auriculares Bluetooth (exemplo de recetor) têm que o suportar.

Assim que ambas as partes suportem a tecnologia aptX Lossless será então possível enviar / transmitir áudio com qualidade de CD via Bluetooth. Teremos, por fim, uma alternativa de qualidade aos auscultadores e auriculares por cabo para transmissão de áudio.

É, com efeito, uma das maiores novidades para o setor de áudio desde a popularização dos auriculares e auscultadores Bluetooth. Uma solução cada vez mais popular desde que os smartphones começaram a abdicar da porta áudio jack de 3,5 mm.

Transmissão de áudio via Bluetooth ser perdas é uma realidade graças à Qualcomm

aptX Lossless Snapdragon Sound Bluetooth Qualcomm
Comparação entre a aptX Lossless da Snapdragon Sound e outras concorrentes.

A funcionalidade ou padrão aptX Lossless não só garante uma melhor qualidade de transmissão de áudio via Bluetooth (sem-fios), como também tem caraterísticas inteligentes. Aliás, é um padrão que pode atingir uma qualidade de 16-bit a 44,1 kHz.

Por norma, contudo, se a intensidade / qualidade da ligação Bluetooth não for muito boa, a transmissão ajusta a taxa de transmissão para garantir que algum áudio chega ao recetor.

Assim, apesar de transmitir por norma a 1 Mbit/s, caso seja necessário, o sinal é automaticamente reduzido para apenas 140 Kbits/s com o intuito de manter a ligação estável para o utilizador.

Incremento de qualidade a chegar aos próximos auriculares e auscultadores Bluetooth

Qualcomm Snapdragon Sound

Mais concretamente, o novo aptX Lossless da Snapdragon Sound é uma extensão da tecnologia aptX Adaptive que está presente nos melhores produtos e gadgets dedicados ao áudio sem-fios.

Note-se ainda que esta tecnologia opera uma monitorização constante dos níveis de entrada e saída de sinal, ajustando o que for necessário para garantir a melhor qualidade e estabilidade possíveis.

Our new #aptX Lossless audio technology is made to deliver lossless Bluetooth audio, reproducing original audio recordings bit-for-bit to ensure you hear every detail of the original performance — just as the artist intended. Learn more: https://t.co/eTANlA7YKJ

— Qualcomm (@Qualcomm) 1 de setembro de 2021

Esperemos que, finalmente, o maior senão dos auscultadores e auriculares Bluetooh - a qualidade da transmissão de áudio - esteja resolvido. Isto claro, remetendo-nos ao padrão de qualidade a esperar de um CD, sem sequer ousar tocar no formato FLAC.

Por fim, os primeiros produtos e soluções de áudio a suportar o padrão aptX Lossless da Qualcomm chegarão ao mercado no final desde ano.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.