Qualcomm Snapdragon Wear 2500 é feito para smartwatches de crianças

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de dois anos sem qualquer novidade, eis que a Qualcomm renova a sua aposta no mercado dos wearables. A empresa norte-americana oficializou o seu novo processador Qualcomm Snapdragon Wear 2500. Porém, este foi feito para um nicho muito próprio.

Foi em 2016 que a norte-americana apresentou o seu Snapdragon Wear 2100. Este foi o SoC que equipou, e continua a equipar, muitos dos smartwatches que chegam ao mercado. Contudo, a sua tecnologia já não é nova.

Vê ainda: Apple iPhone X poderá vir acompanhado de um novo Apple Watch e MacBook

O facto de a Qualcomm já não atualizar esta sua linha de processadores pode estar, em certa medida, ligada à aparente estagnação deste nicho de mercado. Tendo apenas um processador, de tecnologia ultrapassada, ao seu dispor as marcas podem não se sentir impelidas a apostar neste mercado.

Para combater esta realidade, eis que agora temos um novo processador. É o Qualcomm Snapdragon Wear 2500, porém, pode não ser a revitalização que precisávamos para o mercado dos smartwatches.

Qualcomm Snapdragon Wear 2500 é um processador criado a pensar nos mais pequenos

Na realidade, a Qualcomm direciona este SoC para smartwatches dedicados aos mais pequenos. Algo que poderá significar que um outro processador esteja para chegar em breve.

Este Snapdragon Wear 2500 é constituído por quatro núcleos de processamento Cortex-A7. Possui ainda um novo modem de conectividade LTE de quinta geração. Suporta câmaras fotográficas de até 5MP e será 14% mais eficiente que o seu antecessor.

Tal como muitos smartwatches, os equipados pelo novo Qualcomm Snapdragon Wear 2500 poderão fazer rastreamento de atividade física. Tudo graças a um sensor de baixa potência incluído neste processador.

Ainda a pensar nos mais pequenos, a Qualcomm desenvolveu uma versão do Android Wear Oreo para crianças. Segundo a empresa norte-americana, é um sistema operativo capaz de "caber em 512MB".

Aqui acredita-se que a empresa se refira à quantidade de memória RAM e não de memória ROM. Até porque a partição de sistema do Android Oreo Go tem uma dimensão de 1GB.

Anunciado que está este novo processador, é agora tempo de o começarmos a ver no mercado. O kit de desenvolvimento do mesmo será disponibilizado às empresas a partir do terceiro trimestre do ano.

Significa que poderemos ter de esperar até aos últimos três meses do ano para ver os primeiros gadgets com o Snapdragon Wear 2500 chegar ao mercado.

Assuntos relevantes na 4gnews:

É oficial! Samsung Galaxy Note 9 será apresentado no dia 9 de agosto

Sony no seu melhor!!! Sony Xperia XZ2 Premium custará 1000€

Xiaomi: Junta-te ao Mi Explorers e poderás ir a Madrid ao evento da marca

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.