Home Informática

Qualcomm Snapdragon 8cx: Um processador pensado apenas para PC

Este é o primeiro SoC da empresa concebido unicamente a pensar em computadores.

Qualcomm Snapdragon 8cx
Este é um processador concebido unicamente a pensar em PC´s

Por estes dias decorre, no Hawai, a Snapdragon Summit. Este é o evento realizado pela Qualcomm para a apresentação dos seus mais recentes produtos. Com efeito, depois da apresentação do Snapdragon 855 temos agora o novíssimo Qualcomm Snapdragon 8cx.

Desde há um ano que a norte-americana tem apostado no desenvolvimento de processadores para PC´s. Isto deve-se à sua parceria com a Microsoft para o Windows em ARM. Trata-se de uma versão modificado do Windows 10 para correr neste tipo de SoC´s.

Vê ainda: Cuidado! A burla que está acontecer com o ‘Airbnb’ e alugar uma casa

O primeiro processador desenvolvido para o efeito foi o Snapdragon 850. No entanto, este SoC não era mais do que uma versão modificada do Snapdragon 845, disponível para smartphones. Um ano depois a Qualcomm dá um passo mais à frente neste mercado.

Qualcomm Snapdragon 8cx promete uma performance incrível

Hoje a norte-americana anunciou o seu Qualcomm Snapdragon 8cx. Trata-se do primeiro processador criado do zero a pensar unicamente no Windows 10 em ARM, desenvolvido na litografia de 7nm.

Em primeiro lugar, falemos do porquê da escolha deste nome. Ao que tudo indica, o “c” significa calcular e o “x” significa extremo. Isto porque este novo processador representa a mais radical aposta da Qualcomm neste segmento tecnológico.

Em segundo lugar, este novo processador foi criado com a performance a ser o seu principal objetivo. De acordo com a empresa de semi-condutores, o Qualcomm Snapdragon 8cx será duas vezes mais potente que o seu antecessor. Este novo processador terá, alegadamente, uma performance em aplicações ARM capaz de rivalizar com um Intel Core-I5 série U.

Para tal, o Qualcomm Snapdragon 8cx vem equipado com núcleos Kyro 495 e a gráfica GPU Adreno 680. Este conjunto permitirá a acoplação de até dois monitores 4K HDR e ainda a reprodução de vídeo em 4K HDR a 120fps.

Para além disso, este processador vem equipado com um modem X42 Cat.20 LTE, capaz de proporcionar velocidades de 2Gbps de download e 316Mbps de upload. Graças ao seu Hexagon 685 DSP espera-se uma melhor experiência para assistentes virtuais como a Cortana e a Alexa.

A autonomia será uma das suas principais vantagens

Outras das traves mestras deste Qualcomm Snapdragon 8cx será a autonomia. Aqui a Qualcomm promete energia para mais do que um dia de utilização, todavia, sem ser mais especifica.

Por fim, importa informar que este processador suportará PCI-E de 3ª geração, USB 3.1, Bluetooth 5.0 e Quick Charge 4+. É também o primeiro processador da norte–americana a receber a certificação Windows 10 Enterprise. Um título que o tornará mais apetecível para profissionais.

Este processador irá apenas ser encontrado embutido em equipamentos com Windows ARM. Esses equipamentos deverão começar a chegar ao mercado no terceiro trimestre do próximo ano.

Editores 4gnews recomendam:

Huawei enfrenta problemas em todos estes países

Samsung Galaxy S10 Plus: Imagens da sua traseira e câmaras

OnePlus 6T McLaren Edition, uma ode à velocidade com 10GB de RAM

Via

O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal passatempo.