Qualcomm Snapdragon 855, o novo "motor" dos smartphones Android

Rui Bacelar
Está na hora de conhecer as principais novidades deste "coração".

A norte-americana Qualcomm é uma das maiores fabricantes mundiais de processadores para dispositivos móveis. Aliás, provavelmente tens um smartphone Android com um dos seus SoC's ou "motores" no seu interior. Agora, ficamos a conhecer o Snapdragon 855, o seu novo processador topo de gama para os smartphones de 2019!

Em primeiro lugar, neste momento a Qualcomm celebra a sua conferência anual no Hawai onde nos apresenta novas metas e produtos. Nesse sentido, ficamos agora a conhecer o seu Snapdragon 855, o processador a ter em conta nos smartphones Android de 2019.

Vê ainda: 700 de gama média/alta bem como a linha de gama média - os SD6XX.

Em terceiro lugar, tal como nos informam os nossos colegas do Pplware, há já 11 anos que a fabricante norte-americana tem construído a sua posição de respeito neste mercado. Aliás, os seus produtos já estão presentes em mais de mil milhões de dispositivos móveis, comprovando assim a sua fiabilidade.

Chegou o novo Snapdragon 855 da Qualcomm!

Por conseguinte, estava na hora de conhecermos o sucessor do Snapdragon Kirin 980 da Huawei, entre outros.

Ainda não foram divulgadas todas as suas especificações técnicas.

Atentando agora nas principais inovações, ou vetores do novo Qualcomm Snapdragon 855 temos 3 a 4 pontos principais. Todavia, para já ainda não conhecemos todas as suas especificações técnicas, apenas as suas pautas gerais.

Isto é, para já a Qualcomm deu apenas a conhecer as áreas em que este novo Snapdragon 855 se destacará face ao seu antecessor e face à concorrência. Nesse sentido destacaremos em seguida os seus principais traços.

1 - O Snapdragon 855 trará o 5G aos smartphones Android

Em primeiro lugar temos a clara orientação de todo o processador para nos trazer este novo padrão de telecomunicações. Nesse sentido temos aqui um novo modem, o Snapdragon X24 que mediará a chegada do 5G aos smartphones Android.

O novo "motor" será fará a ponte entre o 4G e o 5G nos smartphones Android

Em suma, este será o "motor", o processador que fará a ponte entre o atual padrão 4G e o 5G que já está a ser preparado. Algo que segundo a própria Qualcomm dominará a atualidade tecnológica já a partir do próximo ano.

2- Inteligência Artificial e construção a 7nm

Em segundo lugar este novo Snapdragon 855 da Qualcomm é fabricado segundo o processo de 7nm (nanómetros). Desta forma igualará o Kirin 980 bem como o A12 da Apple, todos eles já com esta litografia.

Para além de uma maior performance e eficiência energética, o novo processador abrirá novas possibilidades para a Inteligência Artificial (IA). Nesse sentido teremos algoritmos de aprendizagem mais rápidos do que nunca!

Este é o novo "motor" da Qualcomm e utiliza a litografia de 7nm

Segundo a própria Qualcomm, a IA beneficiará de um desempenho 3X (três vezes) superior - aqui comparativamente à atual geração com o SD845. Nesse sentido, a IA tornar-se-á mais capaz e útil no dia-a-dia dos nossos smartphones Android.

Em suma, graças à quarta iteração do núcleo de processamento dedicado ao machine learning e IA, toda esta área será reforçada. Aqui bem como o processador de sinal de imagem (ISP) que melhorará tanto a fotografia como o vídeo.

3- Reforço da segurança dos mecanismos de autenticação

Em terceiro lugar temos um reforço da segurança e fiabilidade dos mecanismos de autenticação para os smartphones Android. Aqui mais concretamente, para os leitor de impressões digitais embutidos no ecrã.

O novo motor estará presente nos smartphones Android em 2019

Por conseguinte, o novo Snapdragon 855 da Qualcomm já suporta o leitor de impressões digitais ultra-sónico. Este tipo é mais seguro do que o leitor ótico presente por exemplo no OnePlus 6T, entre outros smartphones Android.

Em suma, com este novo processador teremos toda uma nova geração de smartphones Android equipados com leitores ultra-sónicos. Algo que beneficiará o utilizador final destes equipamentos ao configurar-se como uma solução mais segura.

Agora, resta-nos esperar pela divulgação das especificações técnicas do novo Snapdragon 855 da Qualcomm. Já numa outra nota, os primeiros smartphones (e dispositivos móveis) com este processador começarão a chegar ao mercado no início de 2019.

Aí ficaremos a conhecer a sua performance na vida real e quais as reais vantagens perante as gerações anteriores e ofertas da concorrência.

Editores 4gnews recomendam:

Microsoft Edge será substituído por um browser com base no Chromium

Xiaomi MIUI 10 não chegará a estes 20 smartphones e tablets

Samsung volta a mentir na promoção da fotografia do seu smartphone

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.