Home Android

Qualcomm Snapdragon 855, o novo “motor” dos smartphones Android

Os pontos essenciais e principais novidades deste "motor" para toda uma nova geração de topos de gama!

Qualcomm Snapdragon 855 1
Está na hora de conhecer as principais novidades deste “coração”.

A norte-americana Qualcomm é uma das maiores fabricantes mundiais de processadores para dispositivos móveis. Aliás, provavelmente tens um smartphone Android com um dos seus SoC’s ou “motores” no seu interior. Agora, ficamos a conhecer o Snapdragon 855, o seu novo processador topo de gama para os smartphones de 2019!

Em primeiro lugar, neste momento a Qualcomm celebra a sua conferência anual no Hawai onde nos apresenta novas metas e produtos. Nesse sentido, ficamos agora a conhecer o seu Snapdragon 855, o processador a ter em conta nos smartphones Android de 2019.

Vê ainda: Snapdragon 855 revelado de forma oficial!

Em segundo lugar, a Qualcomm conta com várias linhas de processadores. Desde os seus SoC’s de gama baixa – gama 400 – até à linha de topo – a gama 800. Temos ainda a nova linha Snapdragon 700 de gama média/alta bem como a linha de gama média – os SD6XX.

Em terceiro lugar, tal como nos informam os nossos colegas do Pplware, há já 11 anos que a fabricante norte-americana tem construído a sua posição de respeito neste mercado. Aliás, os seus produtos já estão presentes em mais de mil milhões de dispositivos móveis, comprovando assim a sua fiabilidade.

Chegou o novo Snapdragon 855 da Qualcomm!

Por conseguinte, estava na hora de conhecermos o sucessor do Snapdragon 845 que dominou o panorama tecnológico em 2018. Chega assim a vez do novo Snapdragon 855, o SoC (System on Chip) que dignificará todo e qualquer smartphone Android de topo a partir de 2019. Isto é, será “o processador” a ter em conta, pelo menos para a grande maioria de fabricantes Android da atualidade. Será também um rival para o Apple A12 Bionic bem como o Kirin 980 da Huawei, entre outros.

Qualcomm Snapdragon 855 1
Ainda não foram divulgadas todas as suas especificações técnicas.

Atentando agora nas principais inovações, ou vetores do novo Qualcomm Snapdragon 855 temos 3 a 4 pontos principais. Todavia, para já ainda não conhecemos todas as suas especificações técnicas, apenas as suas pautas gerais.

Isto é, para já a Qualcomm deu apenas a conhecer as áreas em que este novo Snapdragon 855 se destacará face ao seu antecessor e face à concorrência. Nesse sentido destacaremos em seguida os seus principais traços.

1 – O Snapdragon 855 trará o 5G aos smartphones Android

Em primeiro lugar temos a clara orientação de todo o processador para nos trazer este novo padrão de telecomunicações. Nesse sentido temos aqui um novo modem, o Snapdragon X24 que mediará a chegada do 5G aos smartphones Android.

Qualcomm Snapdragon 855 smartphones Android
O novo “motor” será fará a ponte entre o 4G e o 5G nos smartphones Android

Em suma, este será o “motor”, o processador que fará a ponte entre o atual padrão 4G e o 5G que já está a ser preparado. Algo que segundo a própria Qualcomm dominará a atualidade tecnológica já a partir do próximo ano.

2- Inteligência Artificial e construção a 7nm

Em segundo lugar este novo Snapdragon 855 da Qualcomm é fabricado segundo o processo de 7nm (nanómetros). Desta forma igualará o Kirin 980 bem como o A12 da Apple, todos eles já com esta litografia.

Para além de uma maior performance e eficiência energética, o novo processador abrirá novas possibilidades para a Inteligência Artificial (IA). Nesse sentido teremos algoritmos de aprendizagem mais rápidos do que nunca!

Qualcomm Snapdragon 855 2
Este é o novo “motor” da Qualcomm e utiliza a litografia de 7nm

Segundo a própria Qualcomm, a IA beneficiará de um desempenho 3X (três vezes) superior – aqui comparativamente à atual geração com o SD845. Nesse sentido, a IA tornar-se-á mais capaz e útil no dia-a-dia dos nossos smartphones Android.

Em suma, graças à quarta iteração do núcleo de processamento dedicado ao machine learning e IA, toda esta área será reforçada. Aqui bem como o processador de sinal de imagem (ISP) que melhorará tanto a fotografia como o vídeo.

3- Reforço da segurança dos mecanismos de autenticação

Em terceiro lugar temos um reforço da segurança e fiabilidade dos mecanismos de autenticação para os smartphones Android. Aqui mais concretamente, para os leitor de impressões digitais embutidos no ecrã.

Qualcomm Snapdragon 855
O novo motor estará presente nos smartphones Android em 2019

Por conseguinte, o novo Snapdragon 855 da Qualcomm já suporta o leitor de impressões digitais ultra-sónico. Este tipo é mais seguro do que o leitor ótico presente por exemplo no OnePlus 6T, entre outros smartphones Android.

Em suma, com este novo processador teremos toda uma nova geração de smartphones Android equipados com leitores ultra-sónicos. Algo que beneficiará o utilizador final destes equipamentos ao configurar-se como uma solução mais segura.

Agora, resta-nos esperar pela divulgação das especificações técnicas do novo Snapdragon 855 da Qualcomm. Já numa outra nota, os primeiros smartphones (e dispositivos móveis) com este processador começarão a chegar ao mercado no início de 2019.

Aí ficaremos a conhecer a sua performance na vida real e quais as reais vantagens perante as gerações anteriores e ofertas da concorrência.

Editores 4gnews recomendam:

Microsoft Edge será substituído por um browser com base no Chromium

Xiaomi MIUI 10 não chegará a estes 20 smartphones e tablets

Samsung volta a mentir na promoção da fotografia do seu smartphone

Fonte | via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).