Qualcomm Snapdragon 845 - Tudo o que precisas de saber

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Anunciado ontem. Revelado hoje, ao pormenor. Cada novo detalhe do melhor processador alguma vez criado por esta construtora foi agora revelado. Quais as melhorias face ao modelo anterior, o SD 835? O que muda, o que melhora e quais serão os primeiros smartphones a utilizar este Qualcomm Snapdragon 845? Estás no sítio certo, vamos às novidades!

Vê ainda: d

A Qualcomm revelou todos os detalhes técnicos do seu novo processador (SoC) para plataformas móveis, o Snapdragon 845. Foi durante uma conferência de imprensa realizada pela imprensa, no Hawaii. Agora, vamos analisar o que mudou, o que poderás esperar deste SoC a nível de processamento e como se compara à geração anterior, o famoso 835.

Qualcomm Snapdragon 845 - o que mudou?

Em primeiro lugar, a empresa diz ter operado um re-design completo no seu alinhamento de núcleos Kryo, agora na geração Kryo 385. Conta também com uma nova gráfica, a nova GPU Adreno 630 que promete um desempenho em gráficos e tarefas visuais até 30% superior à antiga gráfica.

Mais ainda, a marca promete que o seu novo Qualcomm Snapdragon 845 é até 30% mais eficiente no consumo energético do que o SD 835 e isto significa uma melhor autonomia de bateria. Já o seu antecessor era, e é, um processador bem poupado no consumo de energia, agora, para 2018, a fórmula foi aprimorada.

Temos no seu interior, os novos Kryo 385 cujo design se baseia nos núcleos ARM, construídos com o processo da Samsung de litografia a 10 nanómetros (nm). Cada núcleo tem a sua memória cache L2, privada, com 2MB de memória.

Dentro do novo "dragão" temos núcleos de alto rendimento com uma performance entre 25% a 30% superiores à geração anterior, o SD 835. Temos ainda novos núcleos eficientes no consumo energético que também estão 15% mais rápidos. Note-se que agora os núcleos de alto rendimento possuem uma frequência máxima (um clock) máximo de 2.8Ghz ao passo que os mais pequenos, e económicos possuem uma frequência máxima de 1.8Ghz.

Desempenho 30% superior no novo Qualcomm Snapdragon 845

Este processador inclui ainda uma nova versão do processador de sinais de imagem, o Spectra 280 e uma versão bem mais poderosa do Hexagon DSP. Este último será dedicado ao machine learning, e ao desenvolvimento das inteligências artificiais que dele queiram tirar proveito.

Temos ainda um novo ISP (image signal processor), portanto processador de imagens, que permitirá a captura de vídeo HDR com resolução máxima 4K Ultra-HD a 60fps. O primeiro do mundo a permitir tal qualidade num smartphone. Permitirá ainda a captura de vídeo a 480fps a slow-motion.

A qualidade descerá para 720p para vídeo slow-motion em HDR. Poderás ainda usufruir das melhorias no processamento de imagem para retrato com a focagem seletiva e vários outros modos. Em seguida temos os detalhes técnicos:

Qualcomm Spectra 280 ISP

  • Captura de vídeo Ultra-HD premium
  • Qualcomm Spectra Module Program
  • Com Active Depth Sensing
  • Captura de vídeo MCTF
  • Redução de ruído Multi-frame
  • Captura de alta performance até 16MP @60FPS
  • Vídeo em Slow motion (720p @480 fps)
  • Fotografia ImMotion

Adreno 630 Visual Processing Subsystem

  • Melhorias de 30% no rendering de gráficos e vídeo com redução de consumo energético
  • Room-scale 6 DoF com SLAM
  • Adreno foveation, com tile rendering, rastreio do olhar, rendering multiView, fine grain preemption
  • 2K x 2K @ 120Hz, para uma comunicação 2.5x mais rápida
  • Melhorias 6DoF com rastreio da mão e controlo por gestos

Qualcomm® Hexagon™ 685 DSP

  • 3ª Geração do Hexagon Vector DSP (HVX) para Inteligência Artificial
  • 3ª Geração do Qualcomm All-Ways AwareTM Sensor Hub
  • Hexagon scalar DSP para o áudio

Snapdragon X20 LTE Modem

  • Suporte para Gigabit LTE Categoria 18 a 1.2 Gbps
  • Dual SIM-Dual VoLTE (DSDV)

Conectividades

  • Multigigabit 11ad Wi-Fi
  • 2x2 11ac Wi-Fi Integrado com Dual Band Simultaneous (DBS)
  • 11k/r/v: Carrier Wi-Fi com mobilidade reforçada, aquisição de sinal rápida e sem congestão de sinal
  • Bluetooth 5 com várias melhorias para menor consumo energético e suporte para vários dispositivos

O Qualcomm Snapdragon 845 tem ainda um unidade de processamento seguro que está como que isolado dentro do processador em si. Esta pequena unidade será capaz de reforçar os mecanismos de autenticação e desbloqueio do smartphone. Sem ter que utilizar o processador principal. Desta forma, será muito mais difícil ludibriar os mecanismos de desbloqueio e autenticação de um smartphone. Pelo menos assim o promete a Qualcomm.

O novo modem LTE X20 permitirá uma maior junção e recepção do sinal da operadora, com reforço de até 5x da capacidade de recepção. Teremos também uma velocidade máxima para trafego de dados de até 1.2Gbps ainda que as operadoras estejam, para já, muito longe desses valores.

30% superior resume na perfeição o Qualcomm Snapdragon 845

Encontramos ainda uma melhoria de 20% a nível de conectividades e respectivas velocidades quando comparamos o novo processador com o SD835.

Temos também suporte para dual SIM em LTE e na prática isto significa que não terás de ter um cartão em 2G ou 3G para que o outro possa usar a conexão 4G. Se usas dois SIM's no teu smartphone, vais gostar desta nova funcionalidade da Qualcomm.

Até mesmo o tráfego de dados em Wi-Fi foi reforçado. Para um setup inicial mais rápido, uma ligação mais rápida para redes 802.11ac, terás uma ligação inicial até 16x mais rápida e será 30% mais eficiente. Temos também a nova verão da tecnologia de carregamento rápido, a Qualcomm® Quick Charge™ 4+

Agora, resta esperar pelos primeiros smartphones que utilizem este Qualcomm Snapdragon 845. O Xiaomi Mi 7 será um deles, tal como o Galaxy S9, numa das suas variantes.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei explora as pontes entre o cérebro humano e a Inteligência Artificial

d sem bezels?

e Pixel 2?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.