Qualcomm Snapdragon 845 4gnews poder
Está na hora de ver o que é que este novo “motor” consegue fazer nas aplicações de teste

Foi apresentado no início deste mês. O novo dragão asiático que será o coração dos melhores smartphones e tablets Android de 2018. Chama-se Snapdragon 845 e foi criado pela Qualcomm. Sobre ele já aqui exploramos praticamente toda a lista oficial de novidades e melhorias. Mesmo assim, apesar da lista oficial prometer bastante, precisávamos de provas irrefutáveis do seu poder!

Contudo, faltavam provas reais do seu valor. Ou melhor, faltavam números que demonstrassem o seu verdadeiro poder de processamento. Algo que agora chega ao nosso conhecimento. Mais concretamente, a partir do registo e pontuação deixada por este mesmo processador na plataforma de testes Geekbench.

Vê ainda: 12 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

O smartphone era um Sony topo de gama que já aqui demos a conhecer. O processador? Bom, já sabemos que é o Qualcomm Snapdragon 845. A pontuação? Essa foi deixada na base de dados desta popular aplicação de testes. Um local venerado por programadores, construtores de processadores e claro, o vulgo geek.

Snapdragon 845 da Qualcomm já mostrou o seu poder

Agora, poucas semanas após ter sido apresentado, temos aqui uma pontuação de single-core (avaliando isoladamente os núcleos) de 2400 pontos.

Já a sua pontuação multi-core chega aos 8300, aqui avaliando o desempenho multi-thread. Verdade seja dita, o novo processador consegue superar o Kirin 970 da Huawei, o Exynos 8895 da Samsung e claro, o seu antecessor, o famoso Snapdragon 835. Em seguida podemos observar o registo detalhado da sua pontuação neste teste.

Na prática, comparativamente com o Snapdragon 835, o novo modelo 845 tem uma performance single-core superior na casa dos 20%. Já quando olhamos para os resultados obtidos no teste multi-core temos aqui uma performance superior na casa dos 30%. Valores que vão ao encontro daquilo que foi anunciado pela própria Qualcomm.

Outro dos seus pontos fortes, bastante revelador do seu poder é a sua gráfica. Esta chama-se agora Adreno 630 e traz uma melhoria de 30% na performance. Já o consumo energético foi reduzido em cerca de 30% e quase que triplica a eficiência no processamento face ao seu antecessor e respectiva gráfica, a Adreno 540.

Snapdragon 845 é cerca de 56.63% mais eficiente que o antecessor

Temos ainda as pontuações do Renderscript. Este sintetiza a performance do Qualcomm Snapdragon 845 relativamente ao seu antecessor, o SD 835.

Em si, o Renderscript é uma linguagem de programação utilizada para o rendering 3D e o processamento de tarefas bastante pesadas a nível de computação gráfica. Características que o tornam numa boa ferramenta de comparação. Aqui, o SD 835 obteve uma pontuação de 7899 ao passo que o novo SD 845 o superou com 13948 pontos.

A partir de todos estes números podemos concluir, ou melhor, calcular que o Snapdragon 845 é cerca de 56.63% mais eficiente do que o seu antecessor. Resta agora ver este novo processador a chegar aos mercados. Alto que terá lugar já em 2018.

Bom Natal!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi Max 3 será um monstro com 5500mAh e ecrã de 7 polegadas!

Snapdragon 670 – o próximo “coração” para smartphones da Qualcomm

OnePlus 5 – Android Oreo 8.0 chega oficialmente com a OxygenOS 5.0 

Viagizchina
Fontegeekbench
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).