Qualcomm Snapdragon 845 vs Exynos 8895 Apple A11 e Kirin 970

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Neste momento quando pensamos em processadores para smartphones o nome que mais rapidamente nos vem à cabeça são os Snapdragon. Estes são os "motores" feitos pela norte-americana Qualcomm mas...existem muitas mais fabricantes! Poderás conhecer algumas pelo nome. Kirin 970, Apple A11 Bionic, Samsung Exynos 8895 e claro, o majestoso Qualcomm Snapdragon 845. Algum destes te soa familiar?

Certamente já ouviste falar na fabricante Samsung, na Huawei e na Apple. Todas estas três empresas constroem os seus próprios processadores. Equipam os seus smartphones com estes "motores". Ora, desde sempre que temos visto algumas comparações entre as várias empresas para tentar apurar qual é a melhor fabricante. Qual é o processador mais potentes.

Vê ainda: d grátis por tempo limitado

Agora, estamos prestes a conhecer o primeiro lote de smartphones Android com o processador Qualcomm Snapdragon 845. Chegarão em Barcelona no Mobile World Congress, o MWC 2018. Aí teremos também a apresentação dos Samsung Galaxy S9, novos Sony Xperia, Nokia, entre outros.

O Qualcomm Snapdragon 845 seria apresentado em dezembro passado e agora esse mesmo "motor" já foi submetido aos testes de benchmarks. Seria comparado ao Kirin 970 da Huawei, ao Exynos 8895 da Samsung e ao Apple A11 Bionic da empresa norte-americana.

Qualcomm Snapdragon 845 vs Exynos 8895 vs Apple A11 vs Kirin 970

Em primeiro lugar cumpre salientar que o smartphone utilizado para testar o Qualcomm Snapdragon 845 está equipado com o novo Android Oreo 8.0. Conta ainda com 6GB de memória RAM e um ecrã com resolução Quad-HD. Não é um smartphone destinado à venda, foi construído com o único propósito de testar o novo processador, o novo SoC desta fabricante. Os testes foram feitos em ambas as plataformas Geekbench e também na AnTuTu. Seguem-se as pontuações.

Nos testes efetuados na plataforma Geekbench, o Qualcomm Snapdragon 845 (protótipo), teve uma pontuação de 2448 no teste de single core e um total de 8454 teste de multi-core. Tal como podem ver pelas imagens esta pontuação coloca-o acima do Exynos 8895 presente no Samsung Galaxy Note 8 e na geração Samsung Galaxy S8. O diferencial de pontuação é notória.

Olhando para a pontuação obtida pelo smartphone Google Pixel 2, dispositivo equipado com o SoC Snapdragon 835, este fica atrás por 2200 pontos e por 500 pontos nos testes de multi-core e de single-core, respectivamente.

Na Geekbench o Snapdragon 845 eclipsou a concorrência. E no AnTuTu?

Em seguida temos a plataforma AnTuTu. Aqui o novo Qualcomm Snapdragon 845 obteve um total de 267,288 pontos. Todavia, já vimos este mesmo processador a obter pontuações superiores. Aqui a otimização do software terá sem dúvida um impacto na pontuação do hardware.

Em causa está o Xiaomi Mi MIX 2S, dispositivo que supostamente já utiliza este SoC e que terá obtido uma pontuação total de 270,461 pontos. Segundo consta, esse smartphone terá 8GB de memória RAM. Mais 2GB do que o protótipo utilizado para esta ronda de testes.

Ao comparar os resultados com as pontuações obtidas pelos Huawei Mate 10 Pro com o seu próprio Kirin 970. Com o OnePlus 5T e o seu Snapdragon 835. Com os Samsung Galaxy S8 e Note 8 com os Exynos 8895 e também com o Apple A11 Bionic, as conclusões acabam por surpreender.

O Qualcomm Snapdragon vence todos eles. A única excepção sendo o Apple A11 Bionic. O processador de Cupertino vence-o por cerca de 2000 pontos quando olhamos para os testes multi-core e de single-core. Já por outro lado, o Qualcomm Snapdragon 845 pode coroar-se como o "Rei" dos Android's ao ultrapassar quer o Exynos 8895 como o Kirin 970 da Huawei.

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

alaxy S9. Especificações reveladas por “acidente”

Redmi Note 5 e 5 Plus revelam especificações e design

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.