Qualcomm Snapdragon 710 é o primeiro SoC da nova gama Snapdragon 700

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O que é que consegue ser mais poderoso do que um processador de gama média e não tão veloz como um aqui na 4gnews. A sua premissa é simples. Trazer mais, por menos €'s.

Vê ainda: comm

Na prática, o Snapdragon 710 é um processador acima de gama média e abaixo de gama alta. Está ali, espremido entre duas gamas bem definidas, sendo o pioneiro da gama média...altíssima? Ou gama alta "lite"? Eis a questão...

Para responder a esta questão temos que olhar para as características do novo processador, agora com carácter oficial, podemos dar a conhecer as suas mais valias. Desde já fica o aviso, as suas premissas são extremamente ambiciosas para um "coração" relativamente económico.

Snapdragon 710 será ótima para novas aplicações da IA

Em primeiro lugar está a Inteligência Artificial (IA), o machine learning, os algoritmos de inteligência artificial e aprendizagem. Aqui, o novo Snapdragon 710 promete o dobro da performance do atual SD660. Isto permitirá a introdução de algoritmos mais exigentes que trarão mais funcionalidades e conveniência ao utilizador final. É o primeiro trunfo deste primeiro processador da série Snapdragon 700 da Qualcomm. As aplicações serão diversas, desde pesquisas por voz até ao reconhecimento facial. Todavia, está longe de ser o único.

Em segundo lugar temos o novo modem X15 LTE para novas velocidades de tráfego (navegação) por conexão de dados. Estejas onde estiveres, a ligação será mais rápida e com menos quebras na cobertura. Teremos também o processador Spectra 280, presente na gama alta da Qualcomm, os SD8xx.

É o primeiro SoC da linha Snapdragon 700 da Qualcomm

Mais concretamente, o modem X15, apesar de não atingir o padrão gigabit via LTE, algo que o X20 já consegue, não deixa de ser promissor. Terás uma maior velocidade face ao X12 presente nos processadores da gama média (linha 6xx).

Na prática terás até 800Mbps para as velocidades de download e uma maior cobertura e recepção de sinal. Isto é, não sentirás melhorias em comparação com a gama de produdos da série 8xx mas terás várias melhorias face à série 6xx.

Temos também melhorias na reprodução de multimédia, com suporte para 10-bit, face ao suporte para cor a 8-bit presente na série 6xx. Aqui, o Snapdragon 710 será o primeiro SoC da linha Snapdragon 700 a permitir a reprodução de conteúdos em 4K HDR. Isto claro, estava até agora reservado para os topos de gama da linha 8xx.

O Snapdragon 710 é construído segundo a arquitetura de 10nm

Com efeito, esta litografia (arquitetura ou padrão de construção), tornará o processador menos "faminto" de energia. Essencialmente aproximando todas as suas "células" de silício, a distância menor entre estas trará melhorias no desempenho. De igual forma trará uma melhoria na eficiência energética.

O ponto de comparação sendo o processador Snapdragon 660. Face a esta plataforma móvel teremos uma melhoria significativa no desempenho. Teremos também uma melhoria na ordem dos 30% no consumo energético.

Na prática, o Snapdragon 710 da linha Qualcomm Snapdragon 700 será mais veloz e consumirá menos energia. Isto traduzir-se-á num smartphone mais rápido e com maior autonomia de bateria.

O resultado é uma amálgama de funções premium, a um relativo "low-cost"

Note-se que a poupança de energia / melhoria da autonomia será particularmente notória a ver vídeos ou a jogar nas aplicações mais exigentes. Áreas especialmente extenuantes para as baterias dos nossos smartphones.

Na imagem acima podemos ver a distribuição dos principais componentes do Snapdragon 710. Todos estes elementos presentes no mesmo chip, daí a nomenclatura (system on chip) ou SoC.

O processador Snapdragon 710 promete elevar os dispositivos de gama média a um novo patamar, já em 2018

Com efeito, pesando todos os fatores temos aqui uma mistura particularmente cativante de características. Um processador mais rápido e mais económico no consumo energético do que os SD660. Ainda assim, um processador mais barato do que a linha topo de gama, os SD8xx.

Será o processador ideal para um smartphone que, apesar de não ser um topo de gama, portar-se-á como tal. Extremamente poderoso e económico, tanto no "apetite" pela bateria como no custo por unidade para as fabricantes (OEM's).

Será, em última análise, a melhor "arma" que alguma vez foi criada para o segmento de smartphones e dispositivos móveis de gama média. Poderemos ver os primeiros dispositivos com esta plataforma móvel a partir da segunda metade de 2018.

Acreditamos que este novo processador da série Snapdragon 700 da Qualcomm consiga trazer smartphones a preços ainda mais competitivos. Argumentos para tal não lhe faltam. Agora, está tudo nas mãos das fabricantes de dispositivos móveis.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Lenovo Z5 (ZUK Z5) pode chegar com o leitor biométrico sob o ecrã

Android. Samsung Galaxy A9 Star Lite foi revelado em nova imagem

Lenovo Z5 (ZUK Z5) com 0% de bateria poderás falar durante 30 minutos

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.