Snapdragon 700, a nova e ambiciosa gama de produtos da Qualcomm

Rui Bacelar
Cristiano Amon, presidente da Qualcomm Inc. REUTERS/Sergio Perez

A fabricante norte-americana de processadores e semi-condutores apresentou na passada quarta-feira um novo e ambicioso "coração". Visando trazer uma performance incrível para smartphones na faixa dos 500€, temos agora uma nova gama de produtos - Qualcomm Snapdragon 700.

Os novos SoC's (system on chips), acabam de revolucionar o segmento de produtos de gama média da empresa. Em boa verdade, estão a criar todo um novo segmento, situado entre a gama de topo (Snapdragon 800) e a gama média (Snapdragon 600).

Vê ainda: Nokia apresentará algo novo já na próxima terça-feira

Com efeito, durante vários anos a tecnológica contou com essencialmente quatro linhas para as suas plataformas móveis. Temos os Snapdragon 200, 400, 600 e 800. Representando a linha ultra económica (básica) até à linha premium para smartphones mais caros, a linha topo de gama.

Recentemente, na passada terça-feira (27), a Qualcomm anunciou uma nova "família" ou gama de equipamentos. Trata-se de linha Snapdragon 700 que incluirá processadores com recursos premium sem cobrar um preço digno desse adjectivo.

Snapdragon 700, a linha "custo / benefício" da Qualcomm

Aqui temos trunfos como um processamento neural (NPU) para os algoritmos de inteligência artificial. Temos também várias melhorias a serem implementadas na câmara fotográfica com o reforço do processador de sinal de imagem (ISP). Isto claro, para não falar no salto na performance (velocidade e desempenho). Tal como a economia de energia ou otimização do consumo energético. Por outras palavras, nesta linha de processadores teremos o melhor de dois mundos. Todas as mais valias (mais importantes) da linha de topo, com um preço mais acessível para as fabricantes de dispositivos móveis (OEM's).

Esta é a nova gama de processadores de gama média-alta da tecnológica norte-americana.

Encabeçada pelo processador Snapdragon 710, a série Snapdragon trará o Qualcomm AI Engine. Este é o "motor" de inteligência artificial da tecnológica norte-americana, prometendo o dobro da performance e velocidade. Isto em aplicações (apps) que usem a inteligência artificial, aqui comparado com o SoC SD 660.

Série Snapdragon 700 é uma das mais promissoras da Qualcomm

Mais ainda, os processadores desta nova série chegarão também com o novo Qualcomm Spectra. Este é o novo processador de sinal de imagem ou ISP. Trata-se do "coração" que lidará com as fotografias e vídeos capturados pela câmara do smartphone.

O antigo alinhamento / divisão de componentes da marca

Será um importante auxiliar para as fotografias "noturnas" ou com pouca iluminação. Será também um forte auxílio nas apps que usem a câmara com inteligência artificial. Bem como nos modos de captura de vídeo em câmara lenta, cada vez mais populares.

Os processadores da linha Qualcomm Snapdragon 700 consumirão menos 30% de energia face ao SD660

Mais ainda, outra das premissas desta nova série de produtos será a eficiência energética. Isto é, teremos toda uma nova geração de processadores que consumirá menos energia e que prometem uma melhor performance.

Com efeito, a empresa prevê que a nova série Qualcomm Snapdragon 700 terá uma eficiência no consumo energético 30% maior face ao atual SD660. Este último sendo atualmente melhor processador da linha 600.

Por último, a tecnológica norte-americana quer implementar a tecnologia de carregamento rápido Quick Charge 4+. Estará, portanto, presente nos futuros processadores desta nova gama. Teremos ainda as gráficas Adreno, bem como núcleos Kryo.

Numa última nota, os SoC's da linha 700 terão também compatibilidade com a tecnologia Bluetooth 5. Contará também com o padrão 4G LTE para navegação por dados extremamente rápida e a possibilidade de fazerem chamadas via Wi-Fi.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Lenovo Z5 (ZUK Z5) pode chegar com o leitor biométrico sob o ecrã

Android. Samsung Galaxy A9 Star Lite foi revelado em nova imagem

Lenovo Z5 (ZUK Z5) com 0% de bateria poderás falar durante 30 minutos

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.