Snapdragon 700, a nova e ambiciosa gama de produtos da Qualcomm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A fabricante norte-americana de processadores e semi-condutores apresentou na passada quarta-feira um novo e ambicioso "coração". Visando trazer uma performance incrível para smartphones na faixa dos 500€, temos agora uma nova gama de produtos - Qualcomm Snapdragon 700.

Os novos SoC's (system on chips), acabam de revolucionar o segmento de produtos de gama média da empresa. Em boa verdade, estão a criar todo um novo segmento, situado entre a gama de topo (Snapdragon 800) e a gama média (Snapdragon 600).

Vê ainda: Nokia apresentará algo novo já na próxima terça-feira

Com efeito, durante vários anos a tecnológica contou com essencialmente quatro linhas para as suas plataformas móveis. Temos os Snapdragon 200, 400, 600 e 800. Representando a linha ultra económica (básica) até à linha premium para smartphones mais caros, a linha topo de gama.

Recentemente, na passada terça-feira (27), a Qualcomm anunciou uma nova "família" ou gama de equipamentos. Trata-se de linha Snapdragon 700 que incluirá processadores com recursos premium sem cobrar um preço digno desse adjectivo.

Snapdragon 700, a linha "custo / benefício" da Qualcomm

Aqui temos trunfos como um processamento neural (NPU) para os algoritmos de inteligência artificial. Temos também várias melhorias a serem implementadas na câmara fotográfica com o reforço do processador de sinal de imagem (ISP). Isto claro, para não falar no salto na performance (velocidade e desempenho). Tal como a economia de energia ou otimização do consumo energético. Por outras palavras, nesta linha de processadores teremos o melhor de dois mundos. Todas as mais valias (mais importantes) da linha de topo, com um preço mais acessível para as fabricantes de dispositivos móveis (OEM's).

Encabeçada pelo processador Snapdragon 710, a série Snapdragon trará o Qualcomm AI Engine. Este é o "motor" de inteligência artificial da tecnológica norte-americana, prometendo o dobro da performance e velocidade. Isto em aplicações (apps) que usem a inteligência artificial, aqui comparado com o SoC SD 660.

Série Snapdragon 700 é uma das mais promissoras da Qualcomm

Mais ainda, os processadores desta nova série chegarão também com o novo Qualcomm Spectra. Este é o novo processador de sinal de imagem ou ISP. Trata-se do "coração" que lidará com as fotografias e vídeos capturados pela câmara do smartphone.

Será um importante auxiliar para as fotografias "noturnas" ou com pouca iluminação. Será também um forte auxílio nas apps que usem a câmara com inteligência artificial. Bem como nos modos de captura de vídeo em câmara lenta, cada vez mais populares.

Os processadores da linha Qualcomm Snapdragon 700 consumirão menos 30% de energia face ao SD660

Mais ainda, outra das premissas desta nova série de produtos será a eficiência energética. Isto é, teremos toda uma nova geração de processadores que consumirá menos energia e que prometem uma melhor performance.

Com efeito, a empresa prevê que a nova série Qualcomm Snapdragon 700 terá uma eficiência no consumo energético 30% maior face ao atual SD660. Este último sendo atualmente melhor processador da linha 600.

Por último, a tecnológica norte-americana quer implementar a tecnologia de carregamento rápido Quick Charge 4+. Estará, portanto, presente nos futuros processadores desta nova gama. Teremos ainda as gráficas Adreno, bem como núcleos Kryo.

Numa última nota, os SoC's da linha 700 terão também compatibilidade com a tecnologia Bluetooth 5. Contará também com o padrão 4G LTE para navegação por dados extremamente rápida e a possibilidade de fazerem chamadas via Wi-Fi.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Lenovo Z5 (ZUK Z5) pode chegar com o leitor biométrico sob o ecrã

Android. Samsung Galaxy A9 Star Lite foi revelado em nova imagem

Lenovo Z5 (ZUK Z5) com 0% de bateria poderás falar durante 30 minutos

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.